Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/01/2005 - 15h34

Renan e Sarney negociam com Lula espaço do PMDB no governo

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasíla

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve avançar na próxima semana com o processo da reforma ministerial. A informação é do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP).

Lula recebeu nesta quarta-feira para uma conversa sobre a reforma, além de Mercadante, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder peemedebista, senador Renan Calheiros (AL).

A decisão final sobre o espaço do PMDB deve ocorrer na próxima semana, segundo avaliou Calheiros. Sarney explicou que fará uma pequena cirurgia de catarata nos olhos e por isto a reunião foi marcada para a próxima semana, quando ele já deverá ter se recuperado da intervenção.

De acordo com Calheiros, a próxima reunião com o presidente Lula será na segunda-feira. "Não sabemos que espaço será dado ao PMDB. Sabemos que é fundamental abrir espaço para que a senadora Roseana Sarney (PFL-MA) integre o governo", disse.

Roseana

O líder peemedebista afirmou, no entanto, que este não é o momento de se falar da possível filiação de Roseana ao PMDB. O presidente do Senado e pai da senadora, José Sarney, não quis comentar o futuro político da filha.

"Não falo sobre Roseana. Seria um constrangimento. Ela é uma política que tem brilho próprio e caminha pelos próprios pés", comentou. O senador Calheiros, no entanto, acredita que a filiação de Roseana ao PMDB será "uma conseqüência da reforma ministerial". A declaração de Renan indica que sua legenda dá como certo o ingresso de Roseana em seus quadros.

Segundo Mercadante, Roseana é um quadro político importante. "Ela tem uma bela experiência administrativa. Fez uma grande escola e tem tido papel fundamental do ponto de vista das alianças no Senado", avaliou.

O líder do governo adiantou que durante a reunião de hoje foram tratados basicamente os temas que comporão a pauta prioritária do Senado para este ano. Por causa do problema de saúde de José Sarney, todas as discussões sobre reforma ministerial foram adiadas para a próxima semana, conforme explicou Mercadante.

"O presidente Lula vai trabalhar esta reforma sob a perspectiva da eficiência e do resultado das políticas públicas. Ele tem consciência de quando e onde mexer" avaliou Mercadante.

Segundo ele, entre as prioridades acertadas para este ano estão a reforma política, a segunda parte das reformas tributária e do Judiciário, a reformulação do Orçamento e a modificação do instituto das medidas provisórias.

Leia mais
  • Lula discute hoje reforma ministerial com Sarney e Renan

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PMDB no governo
  • Leia o que já foi publicado sobre Renan Calheiros
  • Leia o que já foi publicado sobre José Sarney
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página