Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2005 - 08h13

Lula relança Projeto Rondon e se encontra com presidente da Colômbia

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja hoje para Tabatinga (AM), onde relança o Projeto Rondon, que visa levar universitários para prestar serviços em áreas como educação, saúde e meio ambiente em regiões carentes do país.

A viagem também marca a estréia do novo avião presidencial, apresentado oficialmente no último sábado. Após a cerimônia, Lula se encontra com o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe.

A assessoria do presidente informou que os ministros Tarso Genro (Educação), Luiz Dulci (Secretaria Geral) e Aldo Rebelo (Coordenação Política) devem acompanhar Lula na viagem.

O encontro de Lula com Uribe, de acordo com a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, será em Letícia, cidade colombiana que fica na fronteira com Tabatinga (AM).

Entre os principais temas a serem tratados em Letícia está a segurança na região amazônica, integração física, assuntos fronteiriços, comércio e investimentos, além de Comunidade Sul-Americana de Nações e intensificação das ações no âmbito da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Segundo o assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, o encontro entre Lula e Uribe estava marcado há algum tempo e será "uma oportunidade para discutir assuntos de cooperação econômica". A eventual mediação do Brasil no conflito entre Colômbia e Venezuela só será realizada se houver pedido dos países.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon surgiu em 1967, quando 30 estudantes e professores foram trabalhar em cidades carentes de Rondônia. Oito anos depois, o programa tornou-se a Fundação Projeto Rondon. Até 1989, quando foi interrompido, mais de 350 mil universitários e professores tinham trabalhado em comunidades pobres.

O Amazonas será o primeiro Estado a receber os 200 universitários --selecionados entre 33 instituições de ensino superior--, que trabalharão em 13 municípios.

Além de desenvolver ações sociais, a equipe vai passar por um treinamento na selva e visitará o Inpa (Instituto de Pesquisa na Amazônia), a Embrapa, o Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) e o Parque Industrial.

A reativação do Projeto Rondon foi decidida pelo presidente em agosto do ano passado, em atendimento a pleito formulado no ano anterior pela UNE (União Nacional dos Estudantes).

Leia mais
  • Irmão do presidente Lula morre de ataque cardíaco

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Projeto Rondon
  • Leia o que já foi publicado sobre Álvaro Uribe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página