Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/01/2005 - 21h01

Petistas do MA enviam carta a Lula contra Roseana

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da AGÊNCIA FOLHA

Militantes petistas do Maranhão, articulados pelo deputado estadual Domingos Dutra (PT-MA), enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticando a possível indicação da senadora Roseana Sarney (PFL) para assumir um ministério.

No documento, os petistas "desaconselham" o convite alegando que a senadora "não preenche os requisitos mínimos de natureza política, administrativa e principalmente ética".

O PT maranhense sempre fez oposição ao grupo político ligado à família do senador José Sarney (PMDB-AP). O presidente regional do PT, Washington Luiz de Oliveira, disse que a Executiva Regional do PT não irá se manifestar publicamente sobre o assunto.

"Consideramos que o partido não tem que interferir nas decisões de governo. Não somos instância de governo", disse Oliveira. Ele disse, no entanto, que o convite causa constrangimento ao partido.

Se nacionalmente o governo Lula se aproxima da família Sarney, o PT maranhense toma o caminho oposto. Anteontem, a executiva regional do partido esteve reunida com o governador José Reinaldo Tavares (PTB), atualmente adversário da senadora. Os petistas foram oferecer apoio político ao governador.

Saíram do encontro com um convite para assumir uma secretaria no governo, que inicialmente não foi aceito.

"Sabemos que o governador tem origem [política] na família Sarney, mas entendemos que precisamos aproveitar o racha no grupo para criar uma alternativa de governo para o Estado e evitar que o grupo destrua a gestão de Tavares", disse a deputada federal Terezinha Fernandes (PT-MA).

Ontem, Tavares convidou o advogado petista Sálvio Dino Filho para assumir a Secretaria da Justiça.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reforma ministerial
  • Leia o que já foi publicado sobre a participação do PMDB no governo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página