Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/01/2005 - 19h05

Para Galeano, desafio da esquerda é recuperar crença na democracia

Publicidade

CAIO JUNQUEIRA
Enviado da Folha Online a Porto Alegre

O escritor uruguaio Eduardo Galeano disse hoje no 5º Fórum Social Mundial que um dos grandes desafios da esquerda mundial é recuperar a crença na democracia.

Ele é autor do livro "As Veias Abertas da América Latina", no qual discute o processo de formação da região e os vários interesses existentes, em especial dos países desenvolvidos.

"Em um momento em que a democracia está em crise e a esperança na democracia também está em crise, cabe à esquerda recuperar a fé perdida. Esse é o grande desafio", disse.

De acordo com ele, "uma proporção altíssima de jovens no mundo todo não acreditam na democracia". "Os jovens dizem que isso é um grande circo. E as esquerdas têm essa responsabilidade de impedir isso."

Sobre o governo Lula, ele disse que "enfrenta um desafio muito semelhante à de diversos países da América Latina porque tem gerado muitas expectativas".

Questionado sobre a impossibilidade que povos de todo o mundo têm de participar do Fórum, devido a problemas de recursos e de infra-estrutura do evento, o uruguaio afirmou que "o Fórum não pode ser muito melhor que o mundo que o cerca".

"Ele reflete as limitações e os problemas do mundo. Tenho esperança de que essas vozes possam encontrar um lugar para se expressar e comunicar no espaço do Fórum, que não nasceu restrito, é restrito pelos problemas que existem."

Ainda assim, ele disse considerar o Fórum Social um "verdadeiro milagre". "Em um mundo de desvínculo entre as pessoas, acharam um lugar para trocar experiências e formar uma grande rede solidária. Para mim é uma alegria ver essa espontaneidade maluca."

Especial
  • Leia mais sobre o 5º Fórum Social Mundial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página