Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/02/2005 - 14h23

Virgílio Guimarães intensifica campanha em São Paulo

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O candidato avulso do PT à presidência da Câmara, deputado Virgílio Guimarães (MG), passa esta quarta-feira em São Paulo, mais uma vez buscando o apoio dos partidos que fazem oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O compromisso mais importante do deputado na capital paulista é o encontro com o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo Virgílio, ele pode contar com a simpatia de Alckmin, "com quem sempre me dei muito bem".

Virgílio também deverá ser recebido pelo prefeito José Serra e, no final da tarde, se encontrará com empresários na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Em entrevista no Rio de Janeiro, onde esteve no fim de semana com o presidente regional do PMDB, Anthony Garotinho, Virgílio afirmou que não teme qualquer tipo de punição por parte do PT por insistir em manter sua candidatura avulsa.

Virgílio afirma que não vê problemas na sua busca de apoio na oposição, já que o PT paulistano fez o mesmo ao apoiar a candidatura avulsa que derrotou o candidato oficial do PSDB à presidência da Câmara dos Vereadores, Ricardo Montoro.

Em uma manobra feita no início do mês, o então tucano Roberto Tripoli resolveu concorrer à presidência da Câmara pelo "centrão" --grupo de vereadores do PP, PMDB, PTB, PL e PC do B. Com os votos da oposição, ele venceu o candidato de Serra, Ricardo Montoro. O PT se aliou ao "centrão" na eleição.

"Não estou cometendo crime algum. Estou dentro das regras. Não tenho por que temer qualquer punição", avaliou o deputado mineiro.

O presidente nacional do PT, José Genoino, no entanto, lamentou a aproximação de Virgílio com o ex-governador do Rio de Janeiro. Na avaliação de Genoino, a candidatura de Virgílio está servindo para ataques ao governo petista.

Greenhalgh

O candidato oficial do PT à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP), passou o Carnaval em Brasília, articulando novos apoios para sua candidatura.

De acordo com a assessoria de imprensa do congressista, Greenhalgh deve passar o resto da semana em Brasília. A única viagem prevista, mas ainda não confirmada, será para Salvador, na quinta-feira.

No próximo domingo, a bancada do PT na Câmara se reúne para tratar da eleição da mesa diretora. Na segunda-feira, os 513 congressistas vão definir o nome do deputado que vai presidir a Câmara pelos próximos dois anos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a presidência da Câmara
  • Leia o que já foi publicado sobre Virgílio Guimarães
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página