Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 14h35

PF prende sete envolvidos em fraudes no TRE de Roraima

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal prendeu hoje, em Boa Vista (RR), sete pessoas envolvidas em um suposto esquema de fraudes no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Roraima.

Segundo a PF, a operação Pretorium teve início em agosto de 2004, a pedido do Ministério Público Federal. Durante as investigações, foram detectadas diversas irregularidades no TRE de Roraima relativos a pagamento indevido de diárias e a omissão administrativa em adotar providências que assegurassem o ressarcimento dos recursos públicos. Paralelamente, foram desenvolvidos trabalhos de análise dos dados coletados pelo serviço de inteligência.

Entre as irregularidades, a PF encontrou viagens fantasmas, onde o servidor simulava um deslocamento para fora da sede de trabalho, recebia diárias correspondente ao período de viagem, mas continuava na cidade. No mesmo esquema, os servidores beneficiavam-se com passagens aéreas pagas pelo TRE de Roraima, sob a falsa alegação de participar de eventos oficiais, dentro e fora do país.

A PF detectou também fraude na concessão de horas extras e desvio de verbas públicas destinadas às eleições de 2004. Além disso, no órgão funcionava um esquema de repasse de salários em que alguns servidores comissionados eram obrigados a repassar boa parte de seus salários para mulher ou para a sogra de um desembargador do TRE, sob pena de perderem seus cargos.

Segundo o superintendente da Polícia Federal em Roraima, delegado José Francisco Mallman, "esta é a conclusão apenas da 1ª fase das investigações'. A PF espera que a análise dos documentos leve a outras pessoas envolvidas no esquema.

Participaram da operação 63 policiais federais das superintendências de Roraima, Amazônia e Rondônia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as operações da Polícia Federal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página