Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/02/2005 - 17h16

Genoino diz que PT é filho de movimentos sociais

Publicidade

TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou hoje que o partido sempre foi vinculado aos movimentos sociais. "Nós somos filhos dos movimentos sociais, jamais vamos dar as costas para eles."

A declaração foi feita agora à tarde, durante apresentação do site comemorativo do jubileu de prata, uma comemoração aos 25 anos de fundação do PT. O site mostra toda a trajetória do partido desde 1960 até o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Genoino, o partido quer um PT de esquerda, democrático, pluralista. "Hoje nosso país está melhor social e economicamente, com emprego e renda. O PT mudou o Brasil e o Brasil mudou o PT. O PT se tornou maior do que todos nós", discursou.

Ainda de acordo com Genoino, a participação do partido nesse 25 anos de existência foi vitoriosa. "Agora, temos a responsabilidade de mudar o país com o governo Lula. Temos uma estratégia de luta por uma sociedade humanista, solidária e igualitária."

UTI

O senador Aloizio Mercadante, que também participou do lançamento, disse que o governo tirou o "Brasil da UTI". "Agora, ele está saindo do hospital. O Brasil está pronto para caminhar com as próprias pernas", disse.

Segundo Genoino, 2005 será um ano de atividades comemorativas, de debates, mobilização e reflexão. O Diretório Nacional e os diretórios estaduais do partido estão planejando uma série de atividades que vão desde atos políticos a debates sobre os rumos da legenda.

O PT empurrou para março as principais comemorações em torno da data. No entanto, Genoino afirmou que o adiamento nas festividades não tem relação com o aniversário do caso Waldomiro Diniz, que completa um ano neste domingo, dia 13. "As comemorações foram adiadas por conta do Carnaval e das eleições na Câmara e no Senado. Não tem nada a ver com o caso Waldomiro", afirmou.

O episódio em que o então assessor do ministro José Dirceu (Casa Civil) aparecia, numa gravação de 2002, negociando propina não foi o primeiro envolvendo membros ou assessores de petistas em suspeitas de corrupção, mas retirou de vez das mãos do PT a chamada "bandeira ética", vendida até então como um dos seus traços distintivos no quadro político brasileiro.

"A luta pela ética na política é uma marca do PT. O partido já mostrou que não tem medo de cortar o mal na própria carne. Quando existe fatos concretos, tomamos medidas concretas", afirmou Genoino.

A coletiva de aniversário do PT contou com a participação de membros da Executiva Nacional do partido. A ex-prefeita Marta Suplicy, que é vice-presidente da sigla, não compareceu ao evento. Segundo Genoino, ela está em viagem ao exterior.

Câmara

Questionado sobre o racha interno do PT, que tem dois candidatos à presidência da Câmara --deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) e Virgílio Guimarães (PT-MG)--, Genoino afirmou que a Executiva Nacional do PT está insistindo publicamente para que Virgílio desista da candidatura.

"O PT só tem um candidato, Luiz Eduardo Greenhalgh. Ele vai ganhar no primeiro turno. Estamos insistindo para que Virgílio desista até o dia da eleição na Câmara." A bancada do PT na Câmara tem uma reunião marcada para este domingo.

Atividades

Entre os principais eventos comemorativos de aniversário do PT, está a realização de um ato público no dia 19 de março, em Belo Horizonte, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dois dias depois, em 21 de março, em São Paulo, o Diretório Nacional e a Fundação Perseu Abramo promovem um seminário nacional que seguirá até o dia 24, com debates sobre conjuntura nacional e internacional, perspectivas e rumos do partido.

Em setembro, haverá o PED (Processo de Eleições Diretas), que escolherá os novos dirigentes do PT em todo o país.

A agenda do jubileu de prata prevê também uma conferência nacional que debaterá a relação do PT com os movimentos sociais, nos dias 14 e 15 de maio.

As festividades serão concluídas no 13º Encontro Nacional do PT, que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro.

Leia mais
  • Bancada do PT se reúne no domingo para tratar da eleição na Câmara
  • PT prepara sua "perestroika", diz "El País"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o aniversário do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página