Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2005 - 17h43

Chávez diz que vai firmar "aliança estratégica" com Lula

Publicidade

da France Presse, em Caracas

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou neste domingo, durante seu programa semanal de rádio, que assinará o recorde de 20 documentos com seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, concretizando o que chamou de "aliança estratégica" com o Brasil.

Em seu programa "Alô, Presidente", Chávez informou que entre os 20 documentos há uma declaração conjunta e acordos envolvendo os setores de petróleo, infra-estrutrura, ciência e tecnologia, medicina, cultura e apoio militar.

O presidente citou diretamente o acordo entre a estatal brasileira Petrobras e a petrolífera venezuelana PDVSA e os convênios nas áreas de energia, agricultura, ciência e tecnologia e social.

"Disse para Lula algo muito importante na sexta-feira, como bom jogador de futebol que é: venha à Venezuela concretizar uma aliança estratégica. Esta é a hora", afirmou.

Chávez elogiou a atuação de Lula para o processo de integração regional.

"A Venezuela se veste de gala para receber o bom companheiro, bom amigo e lutador que é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva", disse Chávez antes da chegada do presidente brasileiro a Caracas, neste domingo.

Chávez anunciou ontem que seu governo vai comprar aviões militares do Brasil da Embraer.

O presidente também citou a possibilidade de transferência de tecnologia militar brasileira para a Venezuela.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Lula e Chávez examinarão a possibilidade de realizar exercícios (militares) conjuntos na Amazônia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez e Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página