Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/02/2005 - 18h48

Perito confirma autenticidade da fita com diálogos entre André Luiz e Cachoeira

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O perito da Unicamp (Universidade de Campinas), Ricardo Molina, confirmou nesta terça-feira a autenticidade da gravação em que o deputado André Luiz (sem partido-RJ), cobra propina para livrar o empresário do ramo do jogo, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o relatório final da CPI da Loterj.

Esta foi a segunda vez que Molina confirma a autenticidade da fita na Câmara. A primeira foi perante o corregedor da Casa, no ano passado. Hoje, em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara, Molina afirmou que a gravação, com 53 minutos de duração, não sofreu interrupções ou cortes. "Ela é íntegra do começo ao fim. É a voz do deputado André Luiz", ratificou.

Segundo o perito, as "distorções harmônicas" que existem na gravação não impediram a identificação segura do parlamentar. "Algumas gravações digitais podem gerar pequenas falhas. Mas, nesse caso, não existe isso. A gravação é contínua e não falta nada", afirmou.

Molina descartou a possibilidade de que a gravação ter sido resultado de uma montagem ou de um truque de edição, como alega a defesa do congressista. A cópia está sendo usada como prova no processo contra André Luiz.

"Fazer uma montagem de gravação é como fazer um Frankenstein: não parece com uma pessoa, parece um monstro. Cada pedaço de conversa gravado é acompanhado de outros sons do ambiente. Se houvesse uma montagem, isso teria ficado claro", disse Molina. O Conselho de Ética deve ouvir agora o depoimento de Cachoeira.

Com informações da Agência Informes

Leia mais
  • Pais-de-santo pedem que Exu guie Severino
  • PT deve decidir hoje novo nome do líder da Câmara
  • Presidência das comissões da Câmara será definida na quarta-feira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o deputado André Luiz
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página