Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/02/2005 - 19h26

Lula diz estar cansado dos salários baixos do funcionalismo público

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A dois dias do anúncio dos cortes no orçamento de 2005, e sob pressão por promover corte de gastos como forma de evitar aumentos da carga tributária, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje estar cansado de ver o salário dos funcionários públicos abaixo dos valores pagos aos servidores da iniciativa privada.

Na entrega de prêmios por boas práticas de gestão pública, Lula afirmou que o serviço público só será eficiente se o servidor receber salários compatíveis com suas responsabilidades. "Função importante no governo tem que ter salário condizente com a função que nós determinarmos importante. Se não for assim, a máquina pública, com exceção de alguns órgãos, perderá [funcionários] para a iniciativa privada", disse.

"Estou cansado de ler, de ver e de ouvir críticas a salários de servidores públicos e, ao mesmo tempo, estou cansado de ver servidores em indústrias privadas, não mais qualificados do que os que estão sendo criticados, ganharem três ou quatro vezes mais do que aquele que está na máquina pública. Se quisermos uma máquina pública profissional (...) é necessário termos uma relação de respeito com o servidor", completou.

Reajuste

No ano passado, o governo propôs ao funcionalismo um reajuste entre 12,85% e 32,27% para os servidores da ativa, o que levou as despesas com servidores públicos a representarem aproximadamente 30% de todo o orçamento da União.

Com essa proposta, funcionários dos ministérios do Planejamento, Saúde, Fazenda, Previdência e Desenvolvimento Agrário entraram em greve. Mesmo assim, o ministro-interino do Planejamento, Nelson Machado, afirmou que o processo de melhoria dos salários está em curso e argumentou que, na média, o salário do funcionalismo não é baixo. "No conjunto, salário do funcionalismo está num patamar razoável", disse.

Leia mais
  • PFL quer espaço nos Estados para candidatura de Cesar Maia
  • Investidor estrangeiro já teme Garotinho como "anti-Lula" em 2006
  • PDT fecha questão para votar contra MP 232

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página