Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/03/2005 - 21h27

MST invade projeto de irrigação no CE

Publicidade

KAMILA FERNANDES
da Agência Folha, em Fortaleza

Duzentas famílias integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram, na manhã de hoje, um projeto de irrigação do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas) no interior do Ceará, chamado Tabuleiro de Russas (a 170 km de Fortaleza).

Logo que chegaram, às 6h, os sem-terra entraram no prédio do órgão, instalado no projeto, que ainda não está concluído, e impediram a saída de dois funcionários da empreiteira Andrade Gutierrez, uma das empresas responsáveis pelas obras no local.

Em abril do ano passado, o mesmo projeto, que recebe verbas federais, foi invadido e o MST conseguiu a liberação de 240 hectares da área para a reforma agrária. Agora, o grupo reivindica infra-estrutura para iniciar o plantio, com equipamentos para a irrigação, cercas para fechar a área e apoio técnico.

No Ceará, cerca de 2.000 famílias do MST estão acampadas em terras invadidas. Segundo o MST, a meta de assentamentos do governo federal para o Estado, em 2004, era exatamente de 2.000 famílias, mas apenas 170 foram beneficiadas.

Hoje à tarde, os sem-terra se reuniram com representantes do Dnocs para expor suas reivindicações. O Perímetro de Irrigação Tabuleiro de Russas já está dividido em lotes, que foram licitados entre pequenos produtores e grandes empresas, e neste ano começou a primeira colheita.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre invasões do MST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página