Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2005 - 12h44

Greenpeace faz manifestação em Brasília contra os transgênicos

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Uma manifestação do Greenpeace abalou a segurança do Palácio do Planalto nesta terça-feira. Sem ter como os seguranças impedirem, manifestantes da ONG (organização não governamental) subiram com um Toyota Corolla em frente ao espelho de água do Planalto.

O carro, uma imitação do veículo presidencial, trazia na porta adesivos com os seguintes dizeres: "O Brasil é transgênico. Apoio Monsanto." Em outro adesivo, estava escrito "veículo oficial da presidência transgênica do Brasil."

Alan Marques/Folha Imagem
Manifestantes invadem calçada do Palácio do Planalto
Manifestantes invadem calçada do Palácio do Planalto
Após mais uma hora de manifestações, o veículo foi guinchado pelo Detran do Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar, o único crime cometido pelos manifestantes do Greenpeace foi estacionar o veículo em local proibido. Além de ser guinchado, o veículo recebeu uma multa.

Segundo Gabriela Couto, bióloga do Greenpeace, a ONG quer que o presidente Lula vete dois artigos da Lei de Biossegurança que aumentam os poderes da CNTbio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) e o que acaba com a exigência de estudos de impacto ambiental para a plantação de alimentos transgênicos.

"Esta é a última chance do presidente Lula atender os anseios da sociedade e colocar um controle sobre a produção de transgênicos no país. Queremos que os ministérios voltem a ter força para decidir a questão", declarou Gabriela.

Além de subir com o carro na calçada na frente do Planalto, o Greenpeace enviou para o presidente Lula, por meio de Sedex, a chave do veículo e uma carta com suas reivindicações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Greenpeace
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página