Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2005 - 19h54

Uribe agradece a Lula e Zapatero apoio para eventuais diálogos com rebeldes

Publicidade

da Folha Online

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, agradeceu nesta sexta-feira a disposição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do primeiro-ministro da Espanha, José Luis Zapatero, de apoiar eventuais diálogos de paz com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), com a condição de que os diálogos cessem as hostilidades.

Em entrevista à emissora colombiana RCN, Uribe destacou este apoio fazendo um balanço do seu encontro na última terça-feira com Lula, Zapatero e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na cidade venezuelana de Puerto Ordaz, e da visita do primeiro-ministro da Espanha à Colômbia na quinta-feira.

Eles discutiram formas de fortalecer os vínculos entre os países e alternativas de cooperação com a Colômbia, no combate ao narcotráfico, ao tráfico de armas e ao crime organizado transnacional.

Uribe apontou que tanto Lula quanto Zapatero reafirmaram a disposição de facilitar contatos entre seus governos e as Farc, em busca de um acordo que permita a liberação dos seqüestrados, e com o ELN (Exército de Libertação Nacional), em busca de diálogo.

"Eu destaco desta reunião na Venezuela que os presidentes Lula, Zapatero e Chávez fizeram eco a isso. Aceitaram as condições que o governo da Colômbia vem propondo para um acordo humanitário, por exemplo, com as Farc."

Com France Presse

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Álvaro Uribe
  • Leia o que já foi publicado sobre as Farc
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página