Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2010 - 23h00

Fórum Social Mundial começa em Porto Alegre nesta segunda-feira

Publicidade

da Agência Brasil

Ao completar uma década, o FSM (Fórum Social Mundial) retorna a Porto Alegre --cidade que recebeu a primeira edição do evento. De 25 a 29 de janeiro, a capital gaúcha e mais cinco cidades da região metropolitana vão receber parte das atividades programadas para o evento em 2010. A programação inclui ainda mais 27 atividades pelo mundo para celebrar o décimo aniversário do fórum.

Apesar do caráter "não governamental e não partidário" do evento, definido em sua Carta de Princípios, a reunião também vai atrair políticos. Na terça-feira (26), por exemplo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser o anfitrião da comemoração dos 10 anos do FSM no ginásio Gigantinho, com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, da Bolívia, Evo Morales, do Paraguai, Fernando Lugo e o recém-eleito Jose Mujica, do Uruguai.

Realizado em Porto Alegre em 2001, 2002, 2003 e 2005, o FSM passou pela Índia, em 2004, pela Venezuela, em 2006, pelo Quênia, em 2007, teve uma versão multicêntrica em 2008 e voltou ao Brasil em 2009, em Belém.

Em uma versão compacta, com expectativa de cerca de 30 mil pessoas --muito menor que a de Belém, que reuniu 130 mil-- este ano o FSM pretende olhar para dentro do processo que o criou, com reflexões sobre os 10 anos do encontro.

"O grupo de organizações que esteve no começo do processo decidiu voltar a Porto Alegre. Além do sentido de comemoração, a ideia é fazer um balanço e organizar os planos", afirmou Oded Grajew, um dos idealizadores do FSM.

Intelectuais e criadores do fórum vão fazer o balanço de uma década e avaliar os rumos da proposta altermundista em um seminário internacional, com temas que vão da sustentabilidade ambiental ao novo ordenamento político mundial e a conjuntura econômica pós-crise.

Além de sediar as discussões do seminário internacional, Porto Alegre tem na programação oficinas, exposições, apresentações culturais e a tradicional marcha de abertura na tarde de segunda-feira (25). A maioria das atividades autogestionadas, organizadas por ONGs, centrais sindicais e movimentos sociais vai acontecer nas cidades vizinhas.

O Acampamento Internacional da Juventude, que nos primeiros anos do FSM era instalado às margens do Rio Guaíba, dessa vez vai ficar em Novo Hamburgo, a cerca de 40 quilômetros de Porto Alegre.

Além dos políticos, entre os nomes confirmados para o megaevento, estão o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, o norte-americano Immanuel Wallerstein, o geógrafo britânico David Harvey e o economista egípcio Samir Amin.

Comentários dos leitores
sebastião santos (8) 08/02/2009 23h15
sebastião santos (8) 08/02/2009 23h15
Eu queria etender qual o objetivo desse FÓRUM.Painéis fazem apologias a FIDEL,e ao mesmo tempo se fala em um novo mundo e em LIBERDADE.EM CUBA EXISTE LIBERDADE???Hoje 09/02 no ESPORTE ESPETACULAR mostrou um senhor que se exilou aqui no Brasil quando jovem para ter liberdade.Agora o LULA,CHAVEZ,MORALEZ, e outros dizem em um mundo diferente,criticam o CAPITALISMO.Porque se em CUBA é tão bom.PORQUE A POVO CUBANO QDO CONSEGUE FOGE PARA PAÍSES CAPITALISTAS,SERÁ QUE É PORQUE NÃO GOSTAM DA LIBERDADE QUE SE TEM EM CUBA???NIMGUÉM FOGE DO BRASIL PARA CUBA PORQUE???ESSE SISTEMA ARCAICO DE GOVERNO(COMUNISTA) NÃO DEU CERTO EM NENHUM LUGAR DO MUNDO.Nós brasileiros se não vivemos bem mas,sempre tivemos o direito de IR E VIR,não vamos querer que nossos filhos sejam escravos de ditadores sanguinários como esses que pensam em implantar esse sistema através de pessoas mas informadas como:INDIOS,SEM TERRAS E OUTROS QUE SÃO USADOS E NÃO SABEM E NEM TEEM NOÇÃO DO RISCO QUE CORREM DE SEREM CONDENADOS A VIVEREM PIOR QUE O QUE VIVEM HOJE,PERDENDO ALÉM DE TUDO SUA DIGNIDADE EO POUCO DE LIBERDADE QUE AINDA EXISTE NO PAÍS. sem opinião
avalie fechar
João Carlos Gagliardi (433) 02/02/2009 20h31
João Carlos Gagliardi (433) 02/02/2009 20h31
FORUM SOCIAL, ONDE???
Custou 150 milhões de reais dos cofres públicos, 600.000 preservativos distribuidos, milhares de litros de todos os tipos de bebida consumidos (menos agua...).
Grandes membros da sociedade presentes, tipo, MST, Via Campesina, Bolivarianos, Indios de Ipod e outras tantas personalidades, e o que eles decidem enquanto o mundo passa a maior crise econômica dos últimos 80 anos?
E qual a conclusão que estes valorosos cidadãos chegam e reivindicam?
Pedem a legalização da maconha!!!
Dá para acreditar em um negócio destes???
6 opiniões
avalie fechar
jonathan teixeira (321) 26/01/2008 20h35
jonathan teixeira (321) 26/01/2008 20h35
Ih, o site surtou! A notícia "+lida" é de 2004! 1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página