Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2005 - 22h43

Prefeito de Pacaraima recebe cônsul da Venezuela em Boa Vista

Publicidade

JOSÉ MASCHIO
da Agência Folha, em Pacaraima

O prefeito de Pacaraima, Paulo César Justo Quartiero (PDT), 52, recebeu na manhã desta segunda-feira o cônsul da Venezuela em Boa Vista (RR), Rafael Medina, na sede da prefeitura da capital roraimense. Foi mais uma tentativa do prefeito para "internacionalizar" o debate sobre a homologação, pelo governo federal, da reserva Raposa/Serra do Sol.

Quartiero disse que a conversa com o cônsul "foi proveitosa, já que existe uma preocupação das autoridades da Venezuela em razão do despovoamento da região".

Na reunião, Quartiero solicitou uma audiência com o presidente Hugo Chávez. Ele já havia pedido, na semana passada, ajuda ao alcalde (equivalente a prefeito) do município de Santa Elena do Uairén, Manuel de Jesus Vallez, para o mesmo fim.

No próximo dia 30, está programada a presença do presidente da Venezuela em Santa Elena de Uairén. Chávez irá inaugurar as ampliações do aeroporto internacional do município.

"Tenho a promessa de que terei um tempo para falar com Chávez. Vou mostrar a ele o perigo que é o despovoamento do lado brasileiro, em termos de integração da América do Sul, e também o aumento da vulnerabilidade da Venezuela com esse despovoamento", afirmou.

Pacaraima, com 7,3 mil habitantes (60% índios), já teve toda sua área urbana demarcada e homologada para a reserva indígena São Marcos, em 1991. A homologação da reserva Raposa/Serra do Sol absorveu o que restava de área rural do município.

Além de defender a cidade que administra, Quartiero tem razões pessoais para ser contra a homologação da reserva em área contínua. Suas duas fazendas de arroz, com 9.200 hectares no total, estão dentro da área da reserva, nos municípios de Normandia e Pacaraima.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Raposa/Serra do Sol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página