Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2005 - 10h33

Gutiérrez oficializa hoje sua permanência no Brasil

Publicidade

TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O presidente deposto do Equador Lucio Gutiérrez vai oficializar na tarde desta quinta-feira sua permanência no Brasil, quando assinará um pedido formal de visto territorial com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

Gutiérrez teria uma audiência com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, como divulgado anteriormente, mas o ministro estará em Foz do Iguaçu (PR) hoje. Ele vai participar da inauguração de uma delegacia da Polícia Federal.

A situação de Gutiérrez no Brasil é regular, mesmo sem o visto territorial. O ex-presidente está amparado pelo asilo diplomático, concedido pelo Brasil.

Permanente

O asilo territorial --ou permanente-- é concedido quando se chega ao país que dará abrigo ao solicitante. Gutiérrez já havia antecipado o pedido de asilo territorial no Equador, mas a oficialização só pode ocorrer a partir de sua entrada no país.

No Brasil, o asilo é concedido por um período de dois anos, com possibilidade de prorrogação.

Gutiérrez e a família desembarcaram no último domingo em Brasília, após quatro dias de impasse sobre a concessão de um salvo-conduto por parte do novo governo equatoriano.

Eles estão hospedados em um Hotel de Trânsito do Exército, cedido pelo governo brasileiro, na capital federal.

Internada

Elza Ximena Bohórquez Romero, mulher de Gutiérrez, está internada desde a manhã de ontem no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

De acordo com o Ministério da Defesa, Ximena passou mal e, após exames, foi diagnosticada uma "disfunção da mucosa uterina".

Leia mais
  • Mulher de ex-presidente do Equador passa mal em Brasília
  • Mulher de Gutiérrez pode deixar hospital nas próximas horas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lucio Gutiérrez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página