Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2005 - 16h41

Severino diz que não pretende ser candidato à Presidência da República

Publicidade

FABIANA FUTEMA
ROSE ANE SILVEIRA
TATHIANA BARBAR
da Folha Online

O presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), afirmou nesta segunda-feira que não pretende se candidatar a um cargo majoritário nas eleições de 2006. "Vou sair candidato a deputado federal. É isto o que eu quero. Esta é a minha vida", disse.

Indagado pela jornalista Danuza Leão se está em campanha à Presidência da República, Severino respondeu: "Eu vou lhe dizer o seguinte, se defender o trabalhador e o micro e pequeno empresário é fazer campanha, eu vou fazer campanha imediatamente."

Segundo Severino, apesar de ser candidato a deputado federal, ele tem feito seu papel de "defensor do povo", o que pode se confundir com uma candidatura majoritária. O presidente da Câmara voltou a dar como exemplo de defesa dos interesses da sociedade a luta pela derrubada da MP 242, que muda as regras para o cálculo e concessão do auxílio-doença.

"O governo agora manda a MP 242, tem que ser rejeitada. Estou em campanha para defender o trabalhador, homem do campo, aqueles que estão abandonados", acrescentou.

Danuza argumentou que a defesa do povo brasileiro é uma prerrogativa do presidente da República. "Isto é um problema dele. Ele faz o que acha e eu faço o que acho que devo", respondeu Severino.

Sobre a reforma ministerial interrompida por Lula em março, Severino afirmou que não foi precipitado e nem foi o culpado pelo fim da reforma.

Severino reafirmou que a reforma saiu frustrada por causa da fragilidade do governo no Congresso. "O governo não tem maioria e não tem maioria porque não cumpre suas promessas. O presidente Lula estava demorando. Ele não queria enfrentar os partidos, estava com receio, posso dizer que com medo. Ele aproveitou meu desabafo e realmente não fez. Reforma ministerial não é como a que ele fez não."

O presidente da Câmara é o segundo entrevistado da série de dez sabatinas que a Folha vai realizar este ano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Severino Cavalcanti
  • Leia o que já foi publicado sobre as sabatinas da Folha
  • Veja a especial sobre as sabatinas da Folha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página