Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2005 - 19h15

Confira as melhores frases de Severino durante a sabatina da Folha

Publicidade

FABIANA FUTEMA
ROSE ANE SILVEIRA
TATHIANA BARBAR

da Folha Online

O presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), 74, foi o segundo entrevistado da série de dez sabatinas que a Folha fará este ano. O evento aconteceu nesta segunda-feira, no Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, avenida Higienópolis, 618, piso 2).

Confira os melhores momentos e as declarações mais polêmicas do presidente da Câmara durante a sabatina:

Sexo

"A vida sexual tem que começar no casamento. Eu era um homem puro, é uma dádiva de Deus ter a mulher que tenho."

"Eu casei mais ou menos virgem. A mulher tem que ser virgem, pura. Já o homem quer aprender a fazer o serviço com quem tiver disposta a ser professora."

Estupro e aborto

"Tem tantas crianças felizes, que é uma demonstração de que a vida pertence a Deus. Se houve o estupro, a criança deve nascer. O estupro é um acidente horrendo. O homem que faz o estupro deveria até ter a pena de morte. Como sou cristão, não admito a pena de morte, mas ele [estuprador] deveria ser condenado duramente."

"A vida só Deus pode tomar. A vida é a sublimação de todos. Pode ser pelo amor forçado. A mulher tem de ter força de seus familiares, para sentir que não é uma pessoa marcada. Ser mãe é a sublimação da mulher."

Camisinha

"Com 74 anos, não posso mais ser testemunha para ninguém nesse sentido. Se a Igreja Católica é contra, seus seguidores deverão seguir a sua orientação."

Homossexualidade

"Eu sou contra a união de homem com homem, mulher com mulher, mas eu, como presidente da Câmara, vou colocar esse projeto em votação."

"Se eu tivesse um neto gay, trataria com muito carinho, mas faria de tudo para que ele não continuasse a ser gay."

Nepotismo

"Por que o meu filho não deveria ser nomeado? Só porque é meu filho? Ele deveria ser punido? Gostaria que se fizessem estas perguntas aos dirigentes das empresas. Os jornais Folha de S.Paulo ou Estado de S.Paulo não são dirigidos de pai para filho? Qual a diferença?"

Reforma ministerial

"O governo não tem maioria e não tem maioria porque não cumpre suas promessas. O presidente Lula estava demorando. Ele não queria enfrentar os partidos, estava com receio, posso dizer que com medo. Ele aproveitou meu desabafo e realmente não fez. Reforma ministerial não é como a que ele fez não."

"Não houve reforma, houve arranjo."

Vaias em evento da Força

"Depois que eu li a Folha de S.Paulo eu entendi que fui vaiado mesmo."

"Quando eu comecei a falar, uma parcela começou a me aplaudir e outra parcela me vaiou. As vaias me dão coragem. Tenho coragem de enfrentar [as vaias]. Tanta coragem que no ano que vem vou voltar lá."

"O único lugar em que fui vaiado foi lá. E olha que foi uma vaia forte."

Governo Lula

"O governo tem que evitar gastos supérfluos e ter seriedade nos gastos públicos. O que não se pode permitir é o que acontece atualmente, toda semana, aumenta as taxas de juros sem levar em consideração as conseqüências para os trabalhadores."

Gastos do Legislativo

"O gasto do Legislativo é mínimo, não chega a 2% do Orçamento. Há uma parcimônia do poder Legislativo. Quando Aécio Neves (ex-deputado do PSDB por Minas Gerais e atual governador do Estado) era presidente da Câmara, conseguiu se devolver R$ 100 milhões [à União]. O Legislativo não onera os cofres."

2006

"Vou sair candidato a deputado federal. É isto o que eu quero. Esta é a minha vida."

"Eu vou lhe dizer o seguinte, se defender o trabalhador e o micro e pequeno empresário é fazer campanha, eu vou fazer campanha imediatamente."

"Não sou candidato à presidência da República, não sou candidato a vice-presidente da República, eu sou candidato sim à Câmara dos Deputados."

Câmara

"A Câmara é diferente. Tem altivez. Tem dignidade. Não vai fazer o que um supositório deve fazer quando é usado."

"Fui eleito para ser presidente da Câmara e não para ser dirigido pelo Palácio do Planalto."

"A população quer a atuação firme do deputado. Nos dois meses de férias, ele tem que ir a suas bases. Quem não acompanha é censurado, não passa de um mandato."

"Nas férias, o deputado vai para o sertão enquanto vocês vão para a Praia Grande."

"Eu fiz realmente [campanha para elevar o salário dos deputados] porque o deputado tem que ter salário à altura de sua responsabilidade. Acho que o salário é pequeno em função da sua responsabilidade."

MPs

"Durante toda existência das MPs, nunca um governo fez o que esse governo está fazendo: colocar seus deputados para obstruir a pauta para as matérias não serem votadas. Se continuar dessa maneira, as MPs vão atravancar o bom andamento do Legislativo."

"Tem de despertar para fazer como foi feito com a 232. Foi um impulso da população que saiu às ruas e não aceitou aquela medida que iria prejudicar os micro e pequenos empresários que dão sustentação ao emprego."

Derrota do PT à presidência da Câmara

"Acho que deveriam culpar o partido deles [PT] e não a falta de segurança dos parlamentares que demonstraram pela primeira vez que são livres. São 300 parlamentares que tomaram posição de rebeldia."

"Não debito a derrota ao presidente. Faço um crédito a ele [Lula], que poderá falar de igual para igual com o presidente do Legislativo, que não ficará na dependência do Palácio."

Mídia

"O jornalista eu respeito. Eu defendo a imprensa livre."

Lula e FHC

"Lula copiou FHC [Fernando Henrique Cardoso]. Há uma continuidade de administração."

Apoio a Lula em 2006

"Vai depender da atitude dele [Lula] daqui para frente. Vou torcer para que ele se modifique e seja reeleito em 2006."

Lei

"Eu não transgrediria nenhuma lei, procuraria as facilidades das leis, eu podendo ter as facilidades das leis eu daria para um amigo."

"Se forem castigar todo mundo que bebe não terá cadeia que agüente."

Família

"Eu sou um defensor da família. A família é a sustentação da nação."

Fidelidade partidária

"Sou favorável à fidelidade partidária. Ninguém se elege sozinho. O candidato tem que ter três anos de fidelidade partidária."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Severino Cavalcanti
  • Leia o que já foi publicado sobre as sabatinas da Folha
  • Veja a especial sobre as sabatinas da Folha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página