Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2005 - 07h52

Ainda na UTI, Arraes reage e começa a retomar consciência

Publicidade

FÁBIO GUIBU
da Agência Folha, em Recife

O presidente nacional do PSB, deputado federal Miguel Arraes (PE), 88, começou a recobrar lentamente a consciência, com a redução gradativa dos sedativos aplicados pela equipe médica.

O parlamentar apresentou ontem sinais de lucidez e aparentou reagir à presença de pessoas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Esperança, em Recife, onde está internado.

Lula Marques/FI
O presidente do PSB, deputado Miguel Arraes
O presidente do PSB, deputado Miguel Arraes
Apesar de ainda estar ligado a aparelhos, os períodos em que Arraes consegue respirar sem a ajuda dos equipamentos têm aumentado. A infecção pulmonar, restrita agora à base do pulmão esquerdo, foi controlada e, segundo os médicos, começou a dar sinais de regressão.

O estado de saúde do líder socialista, entretanto, ainda era considerado grave, com risco de morte, até o fechamento desta edição. Arraes foi internado no dia 17, com suspeita de dengue.

Os exames revelaram uma infecção pulmonar. No dia 19, o deputado sofreu uma crise respiratória, seguida de arritmia cardíaca. Os médicos o transferiram para a UTI e instalaram um marca passo e um respirador.

Em estado crítico, o parlamentar chegou a ser considerado pelos médicos um paciente com poucas chances de recuperação. Mas, dias depois, os batimentos cardíacos normalizaram e o aparelho foi retirado. A infecção pulmonar vem regredindo.

Arraes governou Pernambuco três vezes. Em 1964, durante seu primeiro mandato, foi cassado pela ditadura militar e passou um ano em prisões. Solto, ele exilou-se na Argélia e só retornou ao Brasil 14 anos depois, beneficiado pela Lei da Anistia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Miguel Arraes
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página