Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2005 - 14h11

Helio Costa faz discurso de despedida no Senado e defende governabilidade

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O novo ministro das Comunicações, Helio Costa (PMDB-MG), fez nesta sexta-feira seu último pronunciamento no Senado antes de tomar posse do Ministério das Comunicações. Costa irá substituir Eunício Oliveira (CE), que reassumirá seu mandato na Câmara na próxima semana.

Ao se despedir do Senado, Costa disse que aceitou comandar o ministério porque acredita que sua nomeação, assim como o apoio do PMDB, ao governo é importante para o país.

O senador assume o Ministério em meio a mais uma crise no PMDB, cuja ala de oposição pretende enviar ao Diretório Regional de Minas Gerais a determinação do seu desligamento do partido.

Costa foi indicado para o cargo após uma disputa interna no PMDB. O senador é uma indicação da bancada do partido no Senado.

Em seu discurso, o novo ministro não comentou diretamente a crise política provocada pelas inúmeras denúncias de corrupção contra o governo, mas disse que não se pode "fugir da responsabilidade de ajudar o Brasil neste momento crítico".

Ainda em seu discurso o senador mineiro fez um balanço da sua atuação no Senado, onde ocupou o cargo de vice-líder do governo. Helio Costa será substituído pelo seu suplente, Wellington Salgado de Oliveira.

Natural de Barbacena (MG), o senador é jornalista, e ficou conhecido por sua atuação como repórter da Rede Globo. Ele iniciou sua carreira política motivado pela Constituinte, tendo sido eleito deputado federal em 1986 e depois em 1998. Entre os dois mandatos na Câmara, ele candidatou-se duas vezes ao governo do Estado de Minas, sem sucesso, e chegou ao Senado nas últimas eleições.

Leia mais
  • Novo ministro das Comunicações critica assinatura mensal do telefone
  • Marinho diz que assume Trabalho como "soldado" de Lula
  • Reforma começa com ida de Marinho para o Trabalho

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Helio Costa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página