Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2005 - 08h30

Presidente Lula inicia programação oficial na França

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixa para trás a pior crise política de sua gestão, e também de seu partido, e inicia nesta quarta-feira a programação oficial de sua viagem de três dias à França, onde hoje se comemora o "ano do Brasil", uma iniciativa do governo federal para estreitar os laços entre os países.

O Brasil é o quinto maior parceiro comercial da França na América Latina, com vendas de US$ 1 bilhão nos primeiros cinco meses deste ano, um salto de 22,3% sobre o mesmo período de 2004.

Na França, Lula deve assinar o acordo para a construção de uma ponte sobre o rio Oiapoque, que vai ligar o Amapá à Guiana Francesa. Também está prevista a assinatura de um acordo de cooperação no âmbito do Protocolo de Quioto, que prevê a redução da emissão de poluentes, além de acordos em aeronáutica militar e de intercâmbio de tecnologia.

Programação

Hoje, em Paris, o presidente participa de uma programação que inicia às 11h, na Universidade de Sorbonne, com um colóquio sobre o Brasil, almoça com empresários brasileiros e franceses, e é recebido pelo prefeito de Paris, que oferece uma recepção oficial. A programação do dia termina com um baile na famosa Praça da Bastilha, com shows de artistas brasileiros, entre eles, o ministro da Cultura e cantor Gilberto Gil e a cantora Daniela Mercury.

Amanhã, o presidente comparece ao desfile militar que comemora uma das mais importantes datas nacionais francesas, o dia da "Queda da Bastilha", que marca a famosa "Revolução Francesa". À tarde, Lula é recebido pelo presidente Jacques Chirac, e tem uma audiência com prefeitos franceses.

No último dia, Lula tem um café-de-manhã de trabalho com o primeiro-ministro Dominique de Villepin e poucas horas mais tarde, outra reunião de trabalho com Chirac, no Palácio do Eliseu, local onde serão assinados os acordos de intercâmbio. Antes de voltar ao Brasil, o presidente ainda visita o Museu do Ar e do Espaço, onde há uma réplica do "14-Bis". O retorno para o Brasil está marcado para as 16h45.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página