Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2005 - 18h40

Confira a íntegra do bate-papo com o diretor da Sucursal de Brasília

Publicidade

da Folha Online

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com o jornalista Valdo Cruz, diretor-executivo da Sucursal de Brasília da Folha. O chat teve a participação de 1942 pessoas e foi um dos mais concorridos da série de bate-papos com jornalistas do jornal.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes
digitaram suas perguntas e respostas

(04:51:21) Valdo Cruz: Oi

(04:57:31) christina: Valdo, li a coluna do ombudsman da Folha hoje achando que era importante envolver a oposição no escândalo protagonizado pelo petê... você concorda?

(04:59:06) Valdo Cruz: Christina, olha, a quebra de sigilo bancário das contas do Marcos Valério já começa a mostrar que políticos do PFL e PSDB receberam dinheiro das agências do empresário mineiro. E tudo indica que se tratava de dinheiro vindo de empresas privadas.

(04:59:34) Bob Jeff: Valdo, boa tarde. Qual é a real dimensão da quadrilha do Sr. Delúbio, haja vista que ele parece mais uma peça de engrenagem do que o mentor? Sendo o Lulla tão próximo ao Dirceu, Genoíno e cia., será possível ele estar fora???

(05:00:58) Valdo Cruz: Bob Jeff, até aqui, prova contra o Lula ainda não há. Mas especulações existem. Nesses momentos, é preciso ter um pouco de lucidez para evitar prejulgamento. Mas é claro que todo esse grupo era muito próximo ao Lula. Isso é que assusta e muito. Se realmente ele não sabia, mostrará que estava completamente desconectado do que se passava com seu grupo, o que já é grave.

(05:01:04) Rio 53 anos: Ninguém duvida da existência do mensalão, mas já que os pagamentos eram feitos em espécie será possível incrimnar e punir alguém?

(05:01:55) Valdo Cruz: Olha, meus amigos, punição vai haver. Podem ter certeza. Alguns, corrijo, vários deputados vão ser cassados.

(05:02:08) Bob Jeff: Valdo, qual é a razão da oposição blindar o presidente?

(05:03:51) Valdo Cruz: Bob Jeff, não sei até quando a oposição vai se mostrar disposta a continuar blindando o Lula. Mas o medo deles é com o que pode vir depois. Se cai o Lula, pode assumir o José Alencar. PFL e PSDB não confiam no vice-presidente, temem que, assumindo, ele tome medidas populistas, baixando os juros sem nenhuma base técnica, o que poderia complicar de vez a economia. E, PFL e PSDB são muito próximos aos empresários, não querem que algo aconteça que possa prejudicar o mundo empresarial.

(05:03:57) mensalinho: Antes do Roberto Jefferson ter denunciado o esquema do mensalão em entrevista para a Folha, essa história, segundo o que ele mesmo disse, circulava em todos os bastidores do Planalto. Certamente, vc, Valdo, e outros experientes jornalistas tiveram contato com essa história. Por que ninguém publicou nada anteriormente?

(05:04:51) Valdo Cruz: É, infelizmente isso era realmente muito falado em Brasília. Mas ninguém provava nada. Tentávamos até levantar algo, mas esbarrávamos na falta de provas. Com o Roberto Jefferson, alguém de dentro denunciou o esquema.

(05:04:58) Geórgia: como vc analisa o contexto histórico antecedente ao mensalão e como os conchavos politicos inflenciaram nesta balburdia?

(05:06:13) Valdo Cruz: Geórgia, é difícil analisar se tudo que está acontecendo é pior do que acontecia antes. Temos algumas informações de que coisas parecidas, mas nunca provadas, aconteceram em governos anteriores. Então, a novidade, creio, é que um partido novo no Poder, o PT, chegou e resolveu criar um novo sistema de aparelhamento do Estado. E acabaram se mostrando amadores nessa área.

(05:06:17) abc: Valdo, não estou entendo uma coisa nesta CPI: Porque a falta de empenho em caçar os habeas corpus dos depoentes?

(05:06:48) Valdo Cruz: ABC, porque dificilmente conseguem escapar. Eles têm esse direito, ditado pela Constituição.

(05:06:57) Cyrus: Valdo Qual seria o maior motivo para um afastamento de Lula . A participação no esquema ou o improvavel desconhecimento dele ?

(05:07:31) Valdo Cruz: Cyrus, claro que uma eventual participação dele no esquema. Mas aí vai tudo depender do clima político e da prova, se eventualmente ela aparecer.

(05:08:04) exacon: Acho que a Heloisa Helena e Denise Frossard falam aos depoentes o que nós brasileiros gostaríamos de falar. Porque elas nunca aparecem nas reportagens, principalmente da Globo. Só aparece aqueles deputados medíocres que fazem perguntas de criança

(05:09:23) Valdo Cruz: Exacon, você tem razão, elas não aparecem muito. O problema é que, em muitos casos, aparecem aqueles que conseguem passar mais informações aos jornalistas ou aqueles que realmente se destacam com investigações que podem evidenciar algo de errado nesse esquema todo.

(05:09:29) Marcel SP: qual a chance do Lula tomar alguma iniciativa? ou vc acha que ele vai ficar sangrando devagar, até o fim do mandato?

(05:10:37) Valdo Cruz: Marcel, sinceramente, creio que até boa parte dos petistas não acredita numa grande reação do Lula. Ele tentou fazer uma reforma ministerial para reagir, mas isso não está tendo efeito mais. As investigações ganharam um ritmo que, acredito, não mais vai interrompê-las.

(05:10:40) Accattone: O senhor disse que, na eventualidade de Lula vir a abandonar a presidência da República, José Alencar a assumiria.Mas o partido do vice-presidente, o PL, também está implicado nesta pântano, não?Também o de Severino Cavalcanti, o PP, o terceiro na lista de sucessão.Há alguma possibilidade, como defendeu Tarso Genro no passado, de que novas eleições sejam antecipadas?

(05:12:09) Valdo Cruz: É, bem colocado, tudo pode acontecer a partir de agora. Realmente o PL do vice está enrolado no caso. Tem gente defendendo eleições gerais no início do próximo ano, mas não é a maioria. Sabe por quê? Porque prejudicaria também a turma da oposição, que teria de enfrentar uma eleição no próximo ano. Aí ninguém quer. A não ser que cheguemos a um cenário de cassações a atacado de deputados.

(05:12:12) twister: Como explicar que o Delúbio, réu confesso de cx 2 na CPI não é expulso do PT?

(05:12:52) Valdo Cruz: Twister, vou arriscar. Ele tem muito a revelar ainda. Se disser tudo o que sabe, muita gente no PT cai no dia seguinte. Aí, expulsar como?

(05:13:18) JoseLuiz: Como o PT depois de tanta luta para chegar ao poder se mete em uma enrascada dessas? O PT se mostrou incompetente até para roubar?

(05:14:50) Valdo Cruz: JoseLuiz, é o que mais se ouve em Brasília. Como esse pessoal se meteu nessa confusão. Realmente eles foram bem amadores. Montaram um esquema super frágil de financiamento. Confiaram em pessoas que, normalmente, não se confia. Bem, para o país, acaba sendo bom, vamos passar por um processo de purificação. O problema é que já passamos por outros e tudo se repete.

(05:14:59) Mala: O país sabe, sem provas, que essa triangulação feita pelo MV não é exclusividade do PT. Quando vão começar a aparecer os Marcos Valérios dos outros partidos?

(05:15:39) Valdo Cruz: Mala, já está começando a aparecer. A quebra do sigilo bancário das agência do Valério estão revelando repasses de dinheiro também para políticos do PSDB E PFL.

(05:15:58) Fernando: Porque o sumiço injustificável do Dirceu?

(05:16:55) Valdo Cruz: Fernando, ele está no centro da confusão. Sabe que, quanto menos aparecer, melhor para ele. Está tentando sair do campo de tiro. Mas, pode ter certeza, está articulando e muito nos bastidores. Ele sabe, porém, que sua situação é bem complicada. A oposição quer cassá-lo.

(05:16:57) Falkz: Caro Valdo, restará pedra sobre pedra? Que Brasil será que teremos após esse ptisunami?

(05:17:53) Valdo Cruz: Falkz, é difícil prever o que acontecerá depois. Espero, sinceramente, que seja algo bom, um processo realmente de purificação.

(05:18:01) BOLAO: Existe possibilidade de combater o poder e a corrupção simplesmente sendo honesto ????????Como alterar uma estrutura corrompida sem quadros necessários e com as estruturas públicas totalmente fragilizadas com corrupação e enriquecimento ilícito?????? Quantos no congresso escaparia ilesos????

(05:19:02) Valdo Cruz: Bolão, poucos espacariam, infelizmente. Mas, creio, que é a persistência que faráo o país mudar. E, claro, é preciso mudar urgentemente algumas regras, principalmente as de financiamento de campanhas eleitorais. A raiz de todo esse esquema de corrupção.

(05:19:26) Accattone: Valdo Cruz,não lhe parece oportunista, entretanto, a tentativa de empurrar um batalhão de parlamentares da oposição com esta CPI de Compra de Votos? Afinal, como pretendem investigar a compra de votos no governo FHC? Realizando uma sessão espírita para convocar o Sérgio Motta? E, afinal, a oposição não pode recrudescer sua posição contra o governo desta maneira?

(05:21:29) neto: O que o senhor acha de uma minuciosa investigação em partidos como PFL , PSDB E PMDB com gastos em campanhas eleitrorais, pois está prática de caixa dois usada pelo PT, é uma prática comum e quase todo mundo sabe da existência

(05:21:30) Valdo Cruz: Accattone, realmente não acredito ser uma boa estratégia tentar investigar a compra de votos de FHC. Agora, também, não há muito a perder por parte dos petistas. A situação está cada vez mais complicada. A quebra do sigilo bancário mostrou que realmente o PT estava repassando muito dinheiro para deputados do PL e PP. Não sei se dá para falar em algo mensal, mas era muito dinheiro e com certa periodicidade. Um esquema que usada agências do marcos Valério como laranjas. Vai ser complicado explicar tudo isso. E cada dia eles inventam uma nova versão.

(05:22:45) Valdo Cruz: Neto, seria excelente, mas dificilmente acontecerá agora. O PT está muito acuado, sem forças para impor uma investigação tão ampla. Estão preocupados em se defender. E, creia, dentro do partido há muita divisão no momento, gente que realmente não sabia do esquema se sentindo traído. E muita gente envolvida também.

(05:22:48) renato: hoje o senador Jefferson Peres falou da tentativa petista de mexicanização do país. vc acredita que isso seria possivel?

(05:24:16) Valdo Cruz: Renato, ele disse que era uma tentativa, mas ele mesmo não acredita que isso seria possível. O esquema montado foi outro, a partir de um partido querendo dominar outros por meio de recursos financeiros. Foi por isso que o roberto Jefferson decidiu denunciar todo o esquema. Ele estava correndo o risco de perder o controle sobre seu partido, que se transformaria num satélite do PT, comandado pela cúpula petista.

(05:24:21) max: Valdo Cruz: Será que o Delcídio Amaral - Presidente da CPI dos Correios não protege os Investigados na CPI ? Ontem no depoimento do Delúbio eles trocaram vários sorrizinhos nos intevalos.

(05:25:59) Valdo Cruz: Max, por enquanto, não é isso que está acontecendo. Como é petista, levantava muitas suspeitas. Mas a CPI tomou um ritmo que ninguém segura, a não ser que ele ponha em risco também a oposição. Como? Caso ela comece a revelar e colocar em situação complicada alguns grandes financiadores de campanha, empresas que doam para o PT mas também são muito ligadas a pefelistas e tucanos. Aí, eles cassam uns deputados e deixam a investigação morrer. Aconteceu isso na CPI do Orçamento.

(05:26:21) Preocupado RN: POr que o Poderoso Zé Dirceu e Genuíno estão sumidos ??? Não iriam eles balançar o congresso ?? É verdade que Zé Dirceu pediu ao Sen Garibaldi Alvs para não depor na CPI ???

(05:27:34) Valdo Cruz: Preocupado RN, o Genoino não é deputado, então sumiu mesmo, e não tem como ficar circulando por Brasília nesse momento. No caso do José Dirceu, ele está circulando pelos bastidores, tentando se defender, mas sabendo que sua cassação é uma hipótese que não é remota. Pelo contrário, tem muita gente querendo cassá-lo.

(05:27:46) danieldiniz: vc afirma que quando Delúbio falar muita gente do PT pode cair no outro dia!!! Vc não acha isto um pouco precipitado de sua parte. Por outro lado, não há a enorme possibilidade de, ao contar tudo o que tem para contar, o Marcos Valério jogar na fogueira gente de outros partidos? Ao fim e ao cabo, vc acredita realmente que este esquema monstruoso está ligado apenas ao PT? E os nomes ligados ao PFL e ao PSDB que estão aparecendo como beneficiários das contas? E o medo do PFL em reconvocar Marcos Valério para depor hoje? Vc não acha que a extensão do lodaçal é bem superior ao que se vê e que pode gerar uma lama imensa na política nacional? E se isto acontecer não se estará abrindo caminho para uma via autoritária, apolítica por definição?????

(05:29:10) Valdo Cruz: daniel diniz, foi exatamente o que eu disse há pouco, já tem nomes do PFL e PSDB aparecendo. Esse esquema irregular de financiamento político existe em todos, todos partidos políticos brasileiros. Exceção apenas algunas nanicos, com o PSOL.

(05:29:12) Tatá (H): vc acredita q com tudo isso, o PSOL possa se tornar uma alternativa de esquerda, como pretende Heloísa Helena? Seu partido terá alguma viabilidade?

(05:30:21) Valdo Cruz: Tatá(H). Há, muito dificilmente, eles não têm estrutura nacional para se viabilizar. É muito difícil um partido tão pequeno, com gente de esquerda, se viabilizar. Um partido nanico só tem chance se lançar um candidato muito carismático, que atraia o apoio do centro e da direita. O PSOL está longe disso.

(05:30:23) JamesSP: A economia brasileira já esta sofrendo com tudo isso, refletindo em total estagnação, de norte a sul, quando vc acredita que isto se acalmará ou se decidirá?

(05:31:13) Valdo Cruz: JamesSP, olha, é difícil prever. Não vejo isso se acalmando nos próximos meses. Pelo contrário, tudo indica que o clima vai é esquentar. Tem muita informação chegando à CPI para ser analisada.

(05:31:13) mensalina: moro em Brasilia e como toda cidadã estou inconformada com essa história.......mas tenho uma pergunta.....tem deputado federal q se elegeu em outro estado na cola do Eneas, e Brasilia inteira sabe q ele é daqui apesar de ter sido eleito em Americana-sp....hoje ele faz parte do PP e provavelmente deve estar na lista do mensalão, será q os reporteres ~se esquecem de fazer uma investigação paralela ou ñ fica sabendo desses detalhes q nós aqui sabemos?

(05:31:59) Valdo Cruz: mensalina, uma boa dica, vou repassar para minha equipe.

(05:32:16) Bruno: O Roberto Jefferson disse no seu depoimento q nenhum parlamentar é melhor q ele. O Delúbio disse (o Lula tb) q caixa 2 é prática comum. Percebo um clima de constrangimento na CPI. Como confiar em quem investiga?

(05:33:19) PedroPaulo: A esposa do Sr. Valério irá depor nesta terça-feira... Qual o potencial realmente bombástico de suas reclamações ?

(05:33:20) Valdo Cruz: Bruno, boa pergunta, sinceramente, tem muita gente ali que, se for bem investigada, algo contra eles pode aparecer. Esse é o problema. Mas continuam brilhando porque, até aqui, quem está sendo chamado para depor na CPI tem algum tipo de complicação. Aí, não tem coragem de enfrentar a turma.

(05:34:39) Valdo Cruz: PedroPaulo, o próprio Valério não queria que ela viesse depor na CPI. Ela, com certeza, sabe muito. Mas é difícil prever. Antes, se imaginava que o Silvio Pereira poderia se complicar no depoimento e ele acabou até que se saindo bem, não fosse aquela revelação de quem um Land Rover teria sido adquirido por um empresário, um presentinho.

(05:34:56) José: porque o PSDB não tem a mesma postura do PT qdo este era oposição...? seria porque ainda não tem um nome para as futuras eleições...?

(05:35:33) Valdo Cruz: José, o PSDB tem muito cacique, tem muita gente querendo disputar a eleição presidencial. Nome, eles têm.

(05:35:55) Sere9: Este nível de política representativa, em que na verdade só se representam interesses pessoais ou de grupos muito fortes, não estará esgotada? Não haverá no mundo soluções mais econômicas (até do ponto de vista de atos de corrupção) e mais eficientes para se defender os interesses da sociedade como um todo? Por que, historicamente, só de falar na utilidade ou não de um Congresso, imediatamente se pensa em ditadura, autoritarismo etc.? Não temos mais alternativas?

(05:37:26) Valdo Cruz: Sere9, olha, esse é um modelo adotado por boa parte dos países, a democracia representativa. Não vejo que o problema esteja nesse modelo especificamente, mas nas pessoas que o compõem, que acabam se corrompendo. Esse é o real problema. Em qualquer sistema, qualquer que seja, se tivermos corruptos, ele não vai funcionar direito.

(05:37:40) carlos: Vc acha que tem algum político honesto que esteja participando da CPMI ? Do contrário, como poderia fazer uma pergunta que poderia se complicar , não é verdade ? Haja vista a situação em que o Roberto Jefferson falou a todos que ninguém fala a verdade sobre os gastos de campanha. Todos baixaram a cabeça...

(05:38:42) Valdo Cruz: carlos, não dá para generalizar. Tem gente boa lá, realmente interessada em investigar. Mas tem também muita gente querendo apenas fazer oposição por oposição.

(05:39:01) Diniz: É possivel que a popularidade do Presidente nao tenha sido afetada pq neste lado do mundo as pessoas subornam guardas de transito e pagam "jaba" para que as músicas sejam tocadas no rádio? A corrupção faz parte da vida de todos?

(05:40:41) Valdo Cruz: Diniz, olha, não diria que isso é possível, né? O que acontece, por enquanto, é que o Lula é muito carismático, que muita gente no país não acompanha tão de perto o que acontece no mundo da política. Mas isso é um processo, de ondas, vai se espraiando aos poucos, até ir crescendo. Se ele não conseguir reagir e a crise se agravar, acaba chegando a todas as camadas da população.

(05:41:26) Marcelo: Boa tarde Valdo. MInha pergunta é a seguinte: caso surjam realmente provas que liguem o Lula ao Mensalão, até que ponto é provavel um processo de impeachment? Não haveria uma resistencia muito grande de movimentos ligados ao PT e à esquerda de modo geral?

(05:42:54) Valdo Cruz: Marcelo, depende de que tipo de prova. Se for uma daquelas provas, não há o que o segure. E se ele continuar tão fraco politicamente, não precisa nem ser uma prova bombástica. Qualquer informação provando que ele recebia recursos do esquema montado por Delúbio/Valério será suficiente. Mas ainda não chegamos a esse ponto.

(05:42:59) eza: O sr. nao acha que Delubio Silvio sao fracos para fazerem parte da executiva do PT, que diz ter gente boa?

(05:43:47) Valdo Cruz: eza, eu não os conhecia bem até eles entrarem na executiva. não faziam parte do grupo de elite do partido. o pouco contato que tive com eles mostrou-me que realmente não eram o que podemos dizer profissionais da política.

(05:43:54) Ygor: Onde passo vejo que grande parte da população está totalmente desacreditada nesse governo, pergunta, porque essas pesquisas de opinião são todas a favor do governo? são manipuladas?

(05:44:48) Valdo Cruz: ygor, talvez você ande exatamente em determinadas regiões em que a popularidade do presidente está bem fraca. O fato é que, em algumas regiões e classes, ele continua com certo apoio. É fato, as pesquisas mostram isso. Mas, até quando, não se sabe.

(05:45:11) marcos: Valdo, boa tarde, após as eleições presidenciais a ala moderada do PT é que estava no comando do partido, sendo essa mesma ala responsável por dar mais tranqüilidade ao mercado financeiro do Brasil e do Mundo. Com essa lambança toda, a ala mais radical do partido, que sempre defendeu medidas mais socialistas não devera ganhar mais espaço no partido? Esta perspectiva na época foi a grande responsável para crise econômica que passamos logo apos as eleições. O que se espera a partir de agora em que a ala radical do PT certamente ganha mais força? Como isto pode afetar nossa economia?

(05:46:32) Valdo Cruz: marcos, é o que veremos nos próximos meses, a disputa dentro do PT pelo comando do partido. O campo majoritário, que hoje comanda o partido, vai tentar manter o controle da sigla. Mas as tendências mais à esquerda querem derrotar os integrantes do campo majoritário, que têm Dirceu como líder. Essa será a disputa interna no PT.

(05:46:35) : pq vc acha que os sindicatos ainda nao pos o povo na rua cobrando do presidente mais energia nessas investigações??

(05:47:36) Valdo Cruz: H, creio que porque esses sindicatos são controlados, em boa parte, pelos petistas, que por enquanto estão, em sua maioria, perplexos e decepcionados. Ainda não sabem como reagir e se devem reagir. Eles vão querer derrubar o Lula? Colocar quem no lugar, na visão deles?

(05:48:14) billy: Independente da crise, se antes já estava difícil a sustentação do congresso ao governo, o risco daqui pra frente é o governo, com esta postura, ficar sem sustentação?

(05:49:11) Valdo Cruz: billy, é realmente ficou bem difícil. E, por enquanto, não se vota mais nada nesse Congresso. Está tudo parado, aguardando o desfecho das investigações.

(05:49:18) daniel: Para você com está o governo Lula? O PT, a aprtir da escolha de Tarso Genro, tem como freiar a crise e recuperar a credibilidade, ou já está tudo perdido?

(05:50:22) Valdo Cruz: daniel, tudo é muito difícil de se prever a partir de agora. O que é possível dizer é que, nas próximas eleições, o PT vai encolher. Vai sair menor nas próximas eleições. O Lula pode até conseguir se reeleger, o que não será fácil, mas é possível, mas o PT, com certeza, vai sair no prejuízo.

(05:50:27) RICARDO: VOCES JA IMAGINARAM SE FOSSE TUDO ISSO NO GOVERNO FHC....O LULA TAVA ARMANDO O POVO PRA UMA GUERRA

(05:51:08) Valdo Cruz: Ricardo, realmente era assim que os petistas agiam. Estão até tendo sorte, porque a oposição não é a mesma para eles. Se fosse, acho que o governo estaria numa situação bem pior.

(05:51:16) Antonio: Um segundo mandadto do Lula poderia ser um desastre?

(05:51:57) Valdo Cruz: Antonio, desastre, não sei. Mas o risco é, se ele conseguir um segundo mandato, ficar dependente ainda mais do centro, já que a tendência é de encolhimento do PT.

(05:52:14) BRuno: Que candidatos são esperados para a próxima eleição? É possível que Heloisa Helena saia candidata?

(05:53:09) Valdo Cruz: BRuno, a Heloisa Helena deve sair, mas sem chances. Tudo vai depender do agravamento da crise, se ficar muito, mas muito ruim, o FHC pode até se animar.

(05:53:12) Mala: Se Lula não concorrer, as pesquisas apontam para Garotinho. Não é de assustar?

(05:54:48) Valdo Cruz: Mala, ainda é muito cedo para dizer. O Garotinho é um político populista, que pode ter chances se o quadro se agravar e a situação dos tucanos se complicar nessa crise, caso alguns deles sejam atingidos seriamente. Mas, por enquanto, os tucanos continuam sendo os fortes candidatos a suceder Lula.

(05:54:50) titi: e o tal do severino onde está nesta sujeira toda,sim pq acreditar que ele não teve favorecimento passa ao largo não é mesmo?

(05:55:34) Valdo Cruz: titi, ainda não surgiu nada de concreto contra ele, já contra o seu partido, o PP, a situação está se complicando, principalmente depois que um assessor deles pegou mais de R$ 1 milhão nas contas do Valério.

(05:55:35) fhmo: Como é que o Genuíno entrou nessa também?

(05:56:10) Valdo Cruz: fhmo, o que muita gente, que o conhecia há muito tempo, se pergunta. Hoje mesmo, falando com um petista muito amigo dele, a pergunta estava sendo feita por ele.

(05:56:15) HBr: Boa tarde, as ramificações do esquema 2 PT junto aos diretórios regionais - estaduais e municipais, a falta de dinheiro, o distanciamento de militantes, o PT nas bases acabou?

(05:57:29) Valdo Cruz: HBr, é difícil quantificar até que ponto esse esquema estava ramificado dentro do PT. Não era todo o partido, nem sua maioria, mas um grupo dirigente importante sabia e liderava esse esquema de financiamento que passava pelas agências do valério.

(05:57:40) RENÉ: realmente, qual a situaçao do presidente da Câmara Federal?

(05:58:12) Valdo Cruz: rené, por enquanto, seu partido está realmente numa situação difícil, mas contra ele nada apareceu de concreto.

(05:59:48) Valdo Cruz: Gente, nosso tempo está acabando, então queria me despedir dizendo o seguinte: creio que todo esse processo, apesar de penoso, é necessário para o país. É um processo de limpeza. A baixa fica para o PT, um partido que chegou ao poder com um mandato para fazer mudanças e repetiu tudo o que os demais faziam, até no campo das irregularidades. É isso. Abraços e até a próxima.

(05:59:56) Adriana/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Valdo Cruz e de todos os internautas. Até o próximo!

Especial
  • Saiba como foram os bate-papos anteriores
  • Acompanhe a cobertura completa da crise do mensalão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página