Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2005 - 08h45

Comissão de Ética do PT vai ouvir Delúbio Soares no domingo

Publicidade

da Folha Online

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares será ouvido pela Comissão de Ética de seu partido no próximo domingo às 10h, sobre a utilização de caixa 2 nas campanhas eleitorais da legenda, já admitida por ele, e sobre seu envolvimento com o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

Segundo depoimentos de Delúbio e Marcos Valério, ambos montaram um esquema de financiamento das campanhas onde o empresário tomava empréstimos na rede bancária que eram posteriormente repassados para o partido. Seriam esses recursos que formaram o 'caixa 2' do PT e que teriam alcançado R$ 39 milhões, segundo Marcos Valério.

A comissão do PT é formada por cinco membros: Danilo de Camargo (SP), Luís César da Costa (RS), Luís Turco (SP), Vanilda Alves (GO) e Maria Rosa Lazinho (SP) que, além do ex-tesoureiro, devem ouvir ainda mais oito testemunhas que podem ser arroladas por Delúbio. A comissão vai se reunir na sede nacional do partido, na capital paulista.

Os cinco integrantes da comissão têm um prazo de 60 dias (a contar do dia 19) para entregar o relatório final ao diretório nacional do PT, que vai decidir sobre uma eventual punição à Delúbio, que pode oscilar entre uma simples advertência até a expulsão sumária da sigla. O presidente da comissão, Danilo Camargo, já afirmou que a intenção é entregar o relatório antes do prazo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o comissão de ética do PT
  • Leia o que já foi publicado sobre Delúbio Soares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página