Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/08/2005 - 16h32

Dirceu nega conversas com Jefferson sobre "mensalão"

Publicidade

da Folha Online

O deputado federal e ex-ministro José Dirceu (PT-SP) negou ter conversado sobre o suposto "mensalão" com o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), conforme relato do parlamentar fluminense. Disse ainda que não há denúncias de corrupção contra ele.

Dirceu, que está prestando depoimento no Conselho de Ética da Câmara, disse um enfático "não" a um questionamento sobre uma suposta conversa entre ele e Jefferson a respeito do "mensalão".

Alan Marques/FI
José sorri durante depoimento ao Conselho de Ética
José sorri durante depoimento ao Conselho de Ética
"O deputado Roberto Jefferson teve todas as oportunidades de denunciar o mensalão. Ele teve quando o deputado Miro Teixeira (PT-RJ) o convidou (a denunciar o suposto esquema), quando a Corregedoria da Câmara abriu um procedimento, poderia ter ido ao Plenário. Mas ele quer transferir a prevaricação dele para nós, para mim. Não transfira para mim e prara outros aquilo que era responsabilidade dele e não minha", disse Dirceu.

O ex-ministro da Casa Civil disse ainda que antes das denúncias feitas por Jefferson não sabia da existência do "mensalão". "Tinha notícias da compra de votos na época da reeleição [do presidente Fernando Henrique Cardoso] e depois nas entrevistas de Roberto Jefferson."

Furnas, IRB e campanhas

Dirceu afirmou que foi o próprio Jefferson que se acusou no caso do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil), Furnas e sobre o recebimento do dinheiro de campanha. "Eu até entendo a situação dele, mas eu não consigo entender porque ele fez isto comigo", afirmou Dirceu, se referindo às denúncias feitas contra ele por Roberto Jefferson.

"Não sou investigado, ao contrário de Roberto Jefferson, que é réu confesso", disse Dirceu. Em um momento de bom humor, Dirceu questionou a que ponto foram levadas as denúncias contra ele. "Eu me pergunto, que país é este, como diz a música."

EFE
Jefferson retorna à sessão em que Dirceu presta depoimento
Jefferson retorna à sessão em que Dirceu presta depoimento
O deputado também negou um diálogo sobre a prisão de "doleiros" para internação de recursos, também reconstituído por Jefferson em entrevistas.

Sei da gravidade dos erros do PT

Em seu depoimento, Dirceu procura se defender das várias denúncias publicadas na imprensa sobre suposto tráfico de influência para indicação de cargos ou de conhecimento sobre os escândalos que envolvem seu partido, o PT, do qual foi presidente nacional.

"Sei da gravidade dos erros que setores do PT cometerem na campanha de 2004", disse ele, reiterando que não poderia ser responsabilizado por atitudes da Executiva Nacional quando já estava no governo federal. "Não assumo os erros da Executiva Nacional do PT. Não participei das decisões", disse.

A mulher do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza, afirmou que Dirceu sabia do esquema de "caixa 2" montado entre o marido dela e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares para o financiamento de campanhas eleitorais.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página