Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/08/2005 - 12h55

CPI envia lista de deputados que quebraram decoro em 15 dias

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A CPI mista dos Correios envia, nos próximos 15 dias, ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o primeiro relatório com os nomes de parlamentares que quebraram o decoro ao se beneficiarem das contas do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza.

O relator da CPI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), afirmou que constarão desse relatório preliminar apenas os parlamentares que a comissão já identificou como sacadores das contas da SMPB no Banco Rural.

Dentre eles, conforme documentos da CPI, estão os deputados João Paulo Cunha (PT-SP), Professor Luizinho (PT-SP), João Magno (PT-MG), José Borba (PMDB-PR), Carlos Rodrigues (PL-RJ) e Josias Gomes (PT-BA).

O documento, se aprovado pelo Plenário da comissão, deve posteriormente seguir para o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados para que seja avaliada a possibilidade de abertura de processo por quebra de decoro parlamentar que pode resultar na cassação de mandato.

Um deputado afirmou que, com a lista, será possível conferir quem foi beneficiado com caixa dois de campanha e quem recebeu recursos periodicamente, o que poderia indicar o "mensalão" --parlamentares do PP, PL e PTB, segundo ele.

A decisão dos integrantes da CPI dos Correios de apressar os processos de cassação esvazia em parte os trabalhos da comissão parlamentar que apura a compra de votos de parlamentares, que teve seu primeiro depoimento prestado ontem pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

O presidente da CPI do "Mensalão", senador Amir Lando (PMDB-RO), tem reclamado que os documentos obtidos pela CPI dos Correios não são partilhados com os integrantes da outra comissão.

Leia mais
  • PFL vai entrar com representação contra Lula
  • Parecer vai decidir sobre processo de quebra de decoro contra Dirceu
  • Estado de saúde de Miguel Arraes apresenta discreta melhora

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página