Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2005 - 10h33

CPI dos Correios realiza reunião administrativa

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), e os sub-relatores da comissão vão se reunir na tarde desta segunda-feira para determinar os próximos passos da CPI após as revelações do publicitário Duda Mendonça em depoimento na última quinta-feira.

O presidente da comissão, senador Delcidio Amaral (PT-MS), está em Campo Grande (MS) e só deve retornar amanhã a Brasília.

A CPI vai definir se representantes da comissão vão à penitenciária de Avaré, no interior de São Paulo, ouvir o depoimento do doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona. Ele estaria disposto a revelar operações clandestinas de remessa de recursos ao exterior feitas para políticos de vários partidos, entre eles do PT.

A comissão deve definir ainda os próximos depoimentos. Entre os requerimentos de convocação já aprovados estão os do chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Luiz Gushiken; do tesoureiro informal do PTB, Emerson Palmieri; do ex-assessor da Casa Civil e ex-secretário de comunicação do PT, Marcelo Sereno; e de Rogério Tolentino, advogado e sócio do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado de ser o operador do "mensalão".

A comissão já aprovou a convocação do ex-ministro-chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), mas o depoimento ainda não tem data marcada.

Os integrantes da CPI também vão se dedicar, a partir de agora, às investigações sobre a conta que o publicitário Duda Mendonça afirmou ter nas Bahamas, por meio da qual recebia o dinheiro de caixa dois do PT. Na última sexta-feira, o Ministério da Justiça e a CPI acertaram o trabalho em conjunto.

Delcidio Amaral informou que, com base nas informações divulgadas por Duda Mendonça, a CPI irá iniciar as investigações partindo da empresa Dusseldorf, localizada nas Bahamas, mas cuja conta fica em uma agência do Banco de Boston da Flórida (EUA).

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página