Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2005 - 11h29

Oposição se reúne para debater crise política

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE), afirmou nesta segunda-feira que a reunião dos partidos de oposição que ocorre hoje, a partir das 16h, não visa debater o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"É a primeira reunião que junta toda a oposição, desde a mais conservadora até a esquerda. Há um quadro que precisa ser avaliado, até para que cada um diga qual é a sua opinião sobre a conjuntura e sobre o que pode vir."

Participam da reunião PPS, PDT, PV e representantes do PMDB. Para os partidos de esquerda, apesar de já haver dados suficientes para se falar em impeachment, é preciso primeiro buscar uma solução negociada. A idéia seria uma agenda mínima para o país.

Freire elogiou o comportamento da oposição ao considerar que ela não ajudou a aprofundar a crise, que deve seu agravamento "a dissidências, ao fogo amigo e ao próprio presidente Lula". A oposição, na avaliação de Freire, tem tido uma postura séria. "Por isso mesmo, não devemos precipitar nada, e falar em impeachment agora seria precipitação."

Apesar de creditar a crise ao PT e ao presidente Lula, Roberto Freire reconhece que as denúncias de caixa dois e compra de votos não são um problema exclusivo deste governo. "Essa crise é recorrente. Não estamos vivendo isso pela primeira vez, há muito tempo na história brasileira nós vivemos isso e tem piorado."

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise política
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página