Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 10h52

Presidente Lula está "encurralado" com crise política, diz "El País"

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A reputação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "cambaleia" à medida que as acusações sobre o caso do "mensalão" --pagamentos mensais a deputados da base aliada para votar a favor de propostas do governo-- se aproxima do Palácio do Planalto, diz editorial do jornal espanhol "El País".

O diário lembra o "sombrio" discurso do presidente Lula, feito na sexta-feira (12), em que disse não ter conhecimento da rede de corrupção que se armou no governo. O discurso do presidente, segundo o jornal, "mostra até que ponto correm perigo o PT, o governo de esquerda e o futuro político de um presidente que chegou ao poder com os votos de 53 milhões de brasileiros e a marca de incorruptível".

"Semana após semana, foram-se conhecendo, por meio da imprensa e da posterior investigação parlamentar em curso, novos detalhes da rede de venalidade montada pelo partido de Lula." O diário espanhol destaca também a queda na popularidade do presidente Lula. Pesquisa Datafolha realizada na semana passada em todo o país mostrou pela primeira vez, que Lula seria derrotado em um segundo turno por uma margem de nove pontos percentuais para o prefeito tucano de São Paulo, José Serra --derrotado pelo petista em 2002.

Segundo a pesquisa, Lula e Serra chegariam empatados, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, ao primeiro turno. Lula com 30% e Serra com 27%. No segundo turno, Serra avançaria, chegando ao dia da eleição com 48% das intenções de voto, contra 39% para Lula.

"A popularidade do presidente, muito alta ao longo de seus dois anos e meio de mandato, agora despenca, sobretudo entre os que mais acreditaram em sua promessa de tolerância zero com a corrupção. As pesquisas não prevêem nada de bom para Lula nas eleições do próximo ano, se decidir candidatar-se."

Segundo o diário, a população brasileira não acredita que Lula desconhecesse a situação. "É pouco verossímil que Lula fosse permanentemente alheio a um esquema, em que está envolvida a cúpula de seu partido, onde demissões e renúncias se sucedem", diz o editorial.

"A corrupção não tem credo político, e a compra de deputados no Brasil faz parte de um sistema historicamente viciado. Mas é especialmente grave a descoberta de um vasto esquema delituoso a cargo de um partido que, ao longo de seus 25 anos de vida, pintou a si mesmo como a expressão máxima da virtude em política."

Para o "País", a "maior incógnita" agora é o efeito que a atual crise política brasileira pode ter sobre a economia. "Seu contágio às finanças seria nefasto para o Brasil."

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página