Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 17h10

Delúbio pede para adiar depoimento na CPI do Mensalão

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares enviou nesta terça-feira um ofício à CPI do Mensalão pedindo o adiamento do seu depoimento na comissão, marcado para esta quarta-feira, a partir das 11h30. Delúbio justificou seu pedido devido ao depoimento de hoje na Comissão de Ética do PT, em São Paulo.

O pedido do ex-tesoureiro dividiu a CPI. O relator, deputado Ibrahim Abi-Ackel (PP-MG), a princípio aceitou o pedido e sugeriu remarcar a oitiva para a próxima terça-feira. A proposta gerou protestos na oposição que não vê como aceitável o motivo alegado por Delúbio.

O próprio presidente da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), se mostrou contrário ao adiamento e afirmou que ele atrapalhará o andamento dos trabalhos da comissão, que já estão atrasados. Os petistas que compõem a CPI tentaram defender o ex-tesoureiro e o adiamento.

O deputado Júlio Redecker (PSDB-RS) afirmou que é mais importante se preocupar com o depoimento na CPI do que no partido e que por este motivo o depoimento não pode ser adiado.

Houve uma discussão entre Redecker e o deputado petista Devanir Ribeiro (PT-SP), que chegou a afirmar que a Comissão de Ética do PT tem integrantes mais qualificados que a CPI. A declaração do petista provocou protestos na comissão.

A decisão sobre a data do depoimento de Delúbio deverá ocorrer após o depoimento do tesoureiro informal do PTB Emerson Palmieri, que já depõe há quase cinco horas na comissão. Depois dele, será ouvido o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas.

Leia mais
  • Advogado de Toninho da Barcelona quer acordo para passar informações
  • Valério se identificou como emissário do PT em Portugal, diz Palmieri

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página