Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 10h49

Conselho pode definir sobre cassação de Jefferson na quinta-feira

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética da Câmara pode definir na próxima quinta-feira se haverá ou não pedido de cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) no primeiro dos três processos movidos contra ele.

O relator dos processos, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), deve entregar seu parecer na quarta-feira sobre o primeiro caso, segundo informou hoje o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).

Os três processos contra Jefferson foram movidos pela presidência do PL, que acusa o deputado de quebra de decoro parlamentar e pede a perda de seu mandato em todas as ações movidas contra ele. Na primeira, Jefferson é acusado de quebra de decoro por ter feito as denúncias sobre o "mensalão" sem apresentar provas.

O segundo processo, que só será encerrado em setembro, acusa o deputado de ter recebido ilegalmente recursos de campanha. A denúncia se refere ao crime eleitoral já assumido por Jefferson, que informou ter recebido R$ 4 milhões de caixa 2 do PT em 2004. A terceira representação acusa o ex-presidente do PTB de quebra de decoro por ter participação na ocultação de cargas roubadas pela Polícia Rodoviária Federal.

Para a próxima semana, não estão previstos novos depoimentos no Conselho, que tem ainda mais quatro ações que deverão ser adiantadas.

Na terça-feira, os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), Benedito de Lira (PP-AL) e Josias Quintal (PMDB-RJ), que relatam os processos contra José Dirceu (PT-SP), Sandro Mabel (PL-GO) e Romeu Queiroz (PTB-MG), devem apresentar requerimentos pedindo a convocação de testemunhas.

O acordo fechado no Conselho ontem é para que as testemunhas que já foram ouvidas em alguma CPI não sejam chamadas. Delgado já anunciou que quer convocar o ex-presidente nacional do PT, José Genoino. Ele ainda aguarda a defesa prévia de Dirceu, que tem prazo até terça-feira para enviar o documento ao Conselho.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página