Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 11h48

Berzoini culpa Delúbio e Genoino pela crise no PT

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O secretário-geral do PT Ricardo Berzoini concentrou nesta sexta-feira a culpa pela crise em seu partido no ex-tesoureiro Delúbio Soares e pediu o afastamento dos parlamentares envolvidos no escândalo do "mensalão".

Segundo Berzoini, a culpa pela crise cabe "ao Delúbio Soares como responsabilidade pessoal e ao ex-presidente [José Genoino] por ter se omitido a acompanhar esta gestão de maneira adequada e também a toda Executiva que não cobrou a tempo a responsabilidade".

O secretário-geral veio ao diretório nacional do partido para participar da reunião da Comissão de Ética, que ouve hoje as cinco testemunhas arroladas pelo ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares que não puderam comparecer à oitiva que ocorreu na última terça-feira.

Sobre a comissão, ele afirmou que "certamente ocorrerão expulsões". "Certamente ocorrerão expulsões. Eu tenho dito que o sr. Delúbio será expulso. Eu tenho adiantado meu voto a todos. Quanto aos demais, tem que olhar caso a caso."

Ao comentar as declarações de Delúbio em depoimento à CPI do Mensalão, Berzoini disse que "tudo deve ser verificado". Delúbio afirmou que o ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), sabia dos empréstimos obtidos com o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza.

"Até agora, tem tanta contradição nos depoimentos, que não se pode dizer que esta declaração está correta ou que outra está incorreta", disse o secretário-geral do PT.

Berzoini deve expor à Comissão de Ética a situação atualizada do partido junto com o secretário petista José Pimentel (Finanças e Planejamento).

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página