Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2005 - 18h28

Conselho pode adiar votação de cassação de Jefferson

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

A votação do processo de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) no Conselho de Ética da Câmara, prevista para ocorrer nesta sexta-feira, pode ser adiada para a próxima semana. A informação é do presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP).

Izar afirmou que só vai colocar o parecer do relator, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), em votação na sexta-feira se tiver certeza do comparecimento de todos os integrantes do Conselho de Ética na sessão. "Não se pode colocar uma votação de tamanha importância correndo o risco de faltar alguém." Outro fator que pode atrasar a votação é a possibilidade de um pedido de vistas.

O parecer de Carneiro já está praticamente pronto, segundo informou Izar. O relator está aguardando apenas o depoimento do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, previsto para acontecer na próxima quarta-feira, para fechá-lo.

Izar não quis adiantar o que sabe sobre o parecer de Carneiro. Os rumores no Congresso apontam, no entanto, para o pedido de cassação do ex-presidente nacional do PTB, autor das denúncias de pagamento de mesadas a deputados.

Foi justamente por ter feito as denúncias do chamado "mensalão" que Jefferson foi processado por falta de decoro.

O autor da denúncia foi Costa Neto, que já abriu mão do seu mandato parlamentar para manter seus direitos políticos assegurados. O presidente do PL vai falar pela primeira vez no Congresso desde a sua renúncia.

Amanhã, ele será ouvido pela CPI do Mensalão. Na quarta-feira, irá depor no Conselho de Ética.

Segundo Izar, o depoimento de Costa Neto, autor da denúncia contra Jefferson, é fundamental para o encerramento do processo. "Precisamos primeiro ouvir o representante, ouvir o Valdemar e, posteriormente, o relator vai preparar o parecer e o voto. Vamos lacrar o voto e só abrir na quinta-feira. Se ninguém pedir vistas, já colocaremos em votação na sexta-feira. Só um fato muito bombástico a ser apresentado pelo Valdemar pode adiar o curso dos trabalhos."

Segundo o presidente do Conselho, nesta terça-feira o relator vai alinhavar o seu parecer preliminar. "Ele [relator] está estudando tudo. Fazendo um levantamento completo. Ele está de posse dos mais diversos depoimentos, até mesmo os não prestados no Conselho de Ética, como os da Polícia Federal, do Ministério Público e da CPI dos Correios. Tenho certeza de que será um trabalho transparente e independente", avaliou.

Amanhã, Izar vai apontar os nomes dos relatores dos outros dois processos em tramitação e que também pedem a cassação do mandato de Jefferson. A idéia original era deixar Jairo Carneiro na relatoria das outras ações, mas regimentalmente isto não foi possível.

A primeira ação trata da quebra de decoro parlamentar devido ao recebimento confesso de recursos de caixa dois do PT. A segunda ação acusa Jefferson de quebra de decoro por ocultação de carga roubada. "Está difícil escolher um relator. Já convidei um deputado que não aceitou, estou conversando com outros. O relator não pode ser do mesmo partido ou mesmo Estado de Jefferson", disse Izar.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Roberto Jefferson
  • Leia o que já foi publicado sobre o caso "mensalão"
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página