Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2005 - 10h29

Governo e oposição travam nova disputa na CPI dos Correios

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O depoimento do ex-presidente do Banco Popular Ivan Guimarães, previsto para ter início às 11h30, será precedido por uma nova disputa política na CPI dos Correios. O deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) afirmou que insistirá, no início da sessão, na votação do requerimento de convocação do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, do presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e do ex-ministro e chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência, Luiz Gushiken.

O pefelista e outros oposicionistas pedirão prioridade para a votação dos três requerimentos. Na semana passada, a estratégia falhou por uma articulação do governo. Toninho da Barcelona já prestou depoimento à subcomissão da CPI e disse que teria mais informações a passar caso a colaboração com as investigações pudesse reduzir sua pena de 25 anos de prisão por evasão de divisas.

Paulo Okamotto, por sua vez, disse ter pago o empréstimo pessoal feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no valor de R$ 29 mil. O dinheiro repassado a Lula era originário da conta do fundo partidário do PT, composto por recursos públicos.

Gushiken, por fim, controlava todos os grandes contratos de publicidade firmados entre empresas e estatais federais. Além disso, conforme depoimento do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, Gushiken teria ingerência nas decisões dos fundos de pensão das estatais, especialmente da Previ.

Depois da discussão política entre governo e oposição, deve começar o depoimento de Guimarães. O ex-presidente do Banco Popular foi indicado para o cargo pelo ex-tesoureiro do PT e principal figura do escândalo do "mensalão" Delúbio Soares. Além disso, a instituição firmou contratos milionários de publicidade com uma das empresas de publicidade de Marcos Valério Fernandes de Souza.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o caso do "mensalão"
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página