Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2010 - 13h18

DEM lançará candidato para governador interino do DF

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

Protagonista do mensalão do Distrito Federal, o DEM decidiu nesta terça-feira lançar o vice-presidente do diretório regional do partido Osório Adriano para disputar as eleições indiretas da Câmara Legislativa que vai escolher o novo governador para substituir José Roberto Arruda (sem partido) --acusado de chefiar o esquema de corrupção.

Osório Adriano é integrante da Executiva regional do DEM e suplente do deputado federal Alberto Fraga (DEM), ex-secretário de Transportes e amigo de Arruda que foi pressionado pelo partido ao deixar o governo suspeito de desviar dinheiro público para pagar propina.

Segundo a coluna "Painel" da Folha publicada em dezembro, o ex-secretário de Relações Institucionais e delator do esquema de corrupção, Durval Barbosa, revelou ao Ministério Público Federal que Osório Adriano participou da campanha de Arruda em 2006.

De acordo com Durval, Osório Adriano teria emprestado uma casa, chamado de QG da campanha de 2006, na qual eram gravados programas eleitorais dos "demos" no DF e também feitos pagamentos a fornecedores. O dinheiro dos pagamentos, de acordo com Durval, não foi declarado à Justiça Eleitoral e à Receita Federal.

A Folha mostrou em março de 2009 outro episódio delicado envolvendo o candidato. Enquanto Osório Adriano assumiu o mandato na Câmara dos Deputados, o gabinete pagou o salário da empregada doméstica da casa de Fraga com recursos da Câmara. Contratada como secretária parlamentar com salário de R$1.080, a empregada acabou exonerado após a denúncia.

Na época da denúncia, Osório Adriano negou que tivesse conhecimento da irregularidade e afirmou que nem conhecia a empregada.

Alianças

Apesar de ter definido o candidato a governador, as lideranças do DEM ainda vão disparar telefonemas até amanhã na tentativa de conquistar apoio para formar a chapa para a disputa. Outros partidos, como o PT, o PSC e o PTB também se movimentam para lançar nomes para a eleição.

A inscrição das chapas pode ser oficializada até o final da tarde desta quarta-feira. A eleição está marcada para o dia 17 de abril e são os 24 deputados distritais que escolhem o novo comando do DF.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página