Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2005 - 10h41

Entenda a CPI dos Bingos

Publicidade

da Folha Online

A CPI dos Bingos foi instalada no final de junho para investigar o primeiro escândalo de importância no governo Lula: a atuação do ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz, flagrado em vídeo negociando propina com um empresário do ramo de jogos.

É a CPI de origem mais remota: já em fevereiro do ano passado o PSDB buscava assinaturas para instalar uma comissão de inquérito sobre as denúncias, algo que somente ocorreu em junho por força de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

A presidência é ocupada senador Efraim Morais (PFL-PB), ladeado pelo vice-presidente, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR). O relator é o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Na prática, trata-se de mais uma frente de investigação e desgaste para o governo: Waldomiro Diniz era considerado o "braço direito" do ex-ministro José Dirceu na Casa Civil. Nas investigações sobre o caso Diniz, também foi envolvido o advogado Rogério Buratti, que também trabalhou na Casa Civil e trabalhou na gestão do atual ministro da Fazenda Antonio Palocci quando prefeito de Ribeirão Preto (1993-1997).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página