Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2005 - 18h43

Cristovam Buarque confirma saída "definitiva" do PT

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
da Folha Online

O senador Cristovam Buarque (PT-DF) afirmou nesta segunda-feira que deve sair em caráter definitivo de sua legenda. Segundo ele, que participou hoje de um congresso na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), sua saída será comunicada em caráter "oficial" à bancada.

Buarque, que estava cotado para migrar para o PPS, afirmou que ainda não se decidiu por uma nova legenda. "Eu tenho mandato até 2010", disse ele, ao comentar que, por enquanto, deve se manter como parlamentar independente.

O senador afirmou que saiu do PT "não pelas razões das últimas semanas" mas porque, para ele, "o PT demonstrou não ter um projeto de nação", nem apresenta como vai "revolucionar a educação, distribuir a renda".

Buarque também afirmou que o PT, "nos próximos cinco, dez anos, vai estar totalmente dedicado à luta interna, não em torno de propostas, mas em torno de poder". Para ele, o conflito dentro do chamado Campo Majoritário da sigla, em torno do presidente do PT, Tarso Genro, e José Dirceu (PT-SP) "é mais uma prova que o PT vai se perder por muito tempo na luta interna".

Ainda sobre o conflito Genro-Dirceu, ele afirmou: "Eu entendo perfeitamente que ele [Genro] não queria ser uma rainha da Inglaterra".

Genro desistiu hoje de disputar as eleições internas do partido, marcadas para o próximo dia 18 de setembro. Ele havia afirmado que só ficaria na chapa se o ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu, saísse.

Buarque disse ainda que apoiaria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno das eleições de 2006, caso ele fosse "a melhor das duas alternativas".

Leia mais
  • André Costa pede desfiliação do PT por "desmoralização" do partido

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise no PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página