Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2005 - 11h52

Serraglio apresenta relatório com nomes de deputados que sacaram recursos

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), apresenta nesta terça-feira o primeiro relatório da comissão com os nomes de deputados que sacaram recursos das contas do empresário mineiro Marcos Valério Fernandes de Souza.

"Imaginar que parlamentares não percam os mandatos vai contra tudo que está na opinião pública e contra as provas políticas", afirmou Serraglio.

O documento trará o nome de 18 parlamentares e deve incluir o caso do presidente do PL e ex-deputado, Valdemar Costa Neto. Cada deputado merecerá uma explicação separada, com os detalhes dos saques e as explicações para a retirada do dinheiro. Serraglio fará uma gradação de cada caso, mas até o momento não adiantou contra quantos parlamentares pesam indícios suficientes para a cassação de mandato.

"Os argumentares são aqueles que não aceito como normais: a prática de caixa dois, não aceito como normal a negociação de diretorias e cargos com o objetivo de coletar recurso, e não aceito saques em espécie", disse o relator.

Os integrantes da comissão ainda não definiram também qual será o destino da lista e se a relação precisa de aprovação do plenário. Há riscos, de acordo com alguns integrantes da CPI, de que nomes sejam retirados no processo de votação. Por conta disso, é possível que a listagem seja imediatamente remetida para a presidência da Câmara dos Deputados ou para a CPI do Mensalão.

Outra indefinição refere-se à possibilidade de que presidentes de partidos subscrevam o relatório parcial. Dessa forma, os nomes de parlamentares poderiam seguir diretamente para o Conselho de Ética da Câmara para a abertura de processos.

Ontem, Serraglio passou o dia recluso na tentativa de concluir a listagem. A estratégia era evitar interrupções e pressões de parlamentares que estão na lista pela retirada do nome. O relatório deve ser oficialmente discutido na próxima quinta-feira, em sessão administrativa da CPI dos Correios.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página