Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/08/2005 - 23h00

Itamar dá aval para PMDB-MG indicá-lo candidato em 2006

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

O ex-presidente Itamar Franco (PMDB-MG), recém chegado de Roma, onde deixou, a pedidos, a embaixada do Brasil na Itália, deu hoje um aval para que o PMDB mineiro trabalhe internamente para que o seu nome seja levado à direção nacional do partido na condição de pré-candidato à Presidência da República em 2006. Mas, desde já, Itamar refuta entrar em disputas internas no partido, que já tem Anthony Garotinho (RJ) lutando pela indicação.

Nesta quinta-feira, durante quase três horas de reunião com a bancada estadual do PMDB mineiro, o ex-presidente ouviu os apelos de oito dos nove deputados estaduais e, então, concordou com a proposta de tentar fazer emplacar o seu nome para 2006, com o argumento de que ele seria o "melhor nome" que o partido dispõe para a disputa de 2006.

Itamar não deu entrevistas. Quem falou na saída do encontro, no início da noite, foi o líder da bancada na Assembléia Legislativa, deputado Adalclever Lopes.

"Ele está disposto a colaborar. É o melhor nome dentro dos nossos quadros, e ele está disposto a ajudar. Vamos conversar com todas as lideranças nacionais e precisamos dele para buscar uma solução para essa crise. Vamos conversar com todos os segmentos do partido", disse Lopes.

Dura oposição

Itamar se tornou presidente da República com a renúncia de Fernando Collor de Mello, em 1992, já que era o seu vice, eleito pelo PRN. De volta ao PMDB, ele teve negada a legenda para disputar o Palácio do Planalto por duas vezes, em 1998 e em 2002. O grupo liderado pelo atual presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer fez dura oposição a ele.

A bancada estadual vai agora buscar a unidade em torno dessa idéia dentro do PMDB mineiro, e acha que não haverá dificuldade, embora o nome de Itamar não seja uma unanimidade. Ao menos o ex-governador Newton Cardoso, que foi vice de Itamar no governo de Minas (1999 a 2002), se opõe a ele.

Itamar se encontra amanhã com o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), mas só falará com a imprensa na tarde de sexta-feira.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Itamar Franco
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página