Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2005 - 14h49

Valério diz que doleiro recebia dinheiro pago a Duda Mendonça

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza afirmou em depoimento à Polícia Federal que fez pagamentos ao publicitário Duda Mendonça por intermédio do doleiro Jader Kalid Antonio, que opera em Belo Horizonte.

O pedido para que o pagamento fosse feito a Kalid teria partido da sócia de Duda Mendonça, Zilmar Fernandes da Silveira. O nome do doleiro foi apresentado a Valério como sendo de um "consultor financeiro" da publicitária e teria sido indicado por outro doleiro de São Paulo, cujo nome Valério disse não se recordar.

Em São Paulo, opera, por exemplo, Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, responsável pela denúncia de que o PT remeteria recursos para o exterior.

Kalid ficaria encarregado de "descontar os cheques emitidos [pela SMPB] para pagamento de Duda Mendonça".

A SMPB teria entregue a Kalid "todos os cheques emitidos para pagamento da dívida que o PT mantinha com o publicitário" em função das campanhas eleitorais de 2002 feitas por Duda Mendonça.

Com essas declarações, o empresário contesta a versão dada por Duda e Zilmar à CPI dos Correios de que abriram uma conta no exterior para receber os recursos por recomendação de Valério. Duda disse, inclusive, que essa seria a única forma de receber o dinheiro da campanha de 2002. O empresário disse "nunca" ter feito qualquer orientação aos publicitários para a abertura da conta.

Valério disse ainda à PF que "ficou sabendo que Duda Mendonça estava remetendo recursos ao exterior" por intermédio do doleiro. Pela versão do empresário, o envio de dinheiro para o exterior foi comprovado nos fac-símiles pedidos a Kalid para comprovar a entrega dos recursos a Duda. Nos documentos, estaria o nome da empresa Dusseldorf Company, off-shore da qual participa o publicitário.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Marcos Valério
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página