Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/04/2010 - 11h53

Gilmar Mendes deixa presidência do STF na sexta; TSE e STJ têm troca de ministros

Publicidade

da Reportagem Local

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, deixa o cargo na sexta-feira. A cerimônia de posse do ministro Cezar Peluso está marcada para as 16h.

Nesta sexta-feira, Mendes respondeu 16 perguntas enviadas por internautas através do YouTube. Foram escolhidas as perguntas mais votadas das 408 enviadas. A assessoria do tribunal afirma não ter censurado as perguntas.

Reportagem de Bernardo Mello Franco informa que Mendes passou por uma "toga-justa" na entrevista, que se transformou num bombardeio de perguntas incômodas, muitas em tom acusatório, sobre polêmicas que marcaram sua gestão.

De acordo com a reportagem, o tom de constrangimento surgiu logo na abertura, quando a locutora informou que não citaria 'textos chulos, às vezes até pornográficos e com ofensas' contra o ministro.

Outras cortes

O ministro Hamilton Carvalhido, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), será empossado membro efetivo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) às 19h de hoje. Hamilton Carvalhido vai substituir o ministro Fernando Gonçalves, que se aposentou.

O mesmo Fernando Gonçalves se despede hoje do STJ após 14 anos no Tribunal. Ele ficou conhecido recentemente por relatar o inquérito que investiga o suposto esquema de corrupção no Distrito Federal --que resultou na prisão do ex-governador José Roberto Arruda (DEM).

Também deixa hoje o STJ o ministro Nilson Naves, que completa 70 anos no próximo dia 28 de abril.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página