Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 08h40

CPI dos Correios apresenta hoje relatórios gerenciais

Publicidade

da Folha Online

A CPI dos Correios vai apresentar nesta quinta-feira relatórios gerenciais sobre as investigações realizadas até agora. Segundo o relator-geral da comissão, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), a intenção é fazer uma prestação de contas sobre o andamento dos trabalhos, iniciados em junho.

Ao contrário do que ocorreu com o primeiro parecer parcial, que recomendou a abertura de processo contra 18 deputados no Conselho de Ética da Câmara, os relatórios gerenciais não serão encaminhados a nenhum órgão, já que se destinam apenas a esclarecimentos gerais.

Conteúdo dos relatórios

O sub-relator da CPI dos Correios, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), disse que os novos relatórios da comissão deverão apresentar o andamento das auditorias realizadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nos Correios e a avaliação da CPI sobre as contas bancárias do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, suposto operador do "mensalão".

Os relatórios apresentarão ainda as primeiras estatísticas sobre os dados resultantes das quebras de sigilo telefônico e o levantamento feito por equipe do Departamento de Recuperação de Ativos Financeiros (Ministério da Justiça) sobre a conta Dusseldorf, do publicitário Duda Mendonça.

Fruet informou que os relatórios poderão abordar os empréstimos do empresário Marcos Valério ao PT, embora a avaliação jurídica do caso ainda não esteja concluída.

Recursos no exterior

Também na reunião desta quinta-feira a CPI dos Correios poderá decidir pela contratação de empresa de investigação para rastrear recursos depositados no exterior pelo empresário Marcos Valério. Segundo o presidente da comissão, senador Delcídio Amaral (PT-MS), os parlamentares deverão discutir o relatório sobre a movimentação de dinheiro em outros países por pessoas investigadas pela comissão.

A partir desta quinta, a comissão deverá iniciar a investigação de irregularidades no financiamento de campanhas eleitorais do PT de Goiás pela seguradora Interbrazil.

Conforme o presidente da comissão, a CPI dos Correios poderá votar requerimento para ouvir o dirigente petista e funcionário da Eletrobras Adhemar Palocci, irmão do ministro da Fazenda Antonio Palocci.

Adhemar, segundo reportagem do "Jornal Nacional", da "TV Globo", teria autorizado o pagamento de fornecedores do PT goiano com recursos da empresa.

"Pelas informações que eu tive, a oposição vai apresentar esse requerimento. Até porque a área de seguro faz parte das atribuições da comissão, essa é uma sub-relatoria que nós vamos definir."

A reunião da comissão, que terá a presença do presidente do TCU, ministro Adylson Motta, está prevista para às 10 horas, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal.

Com Agência Câmara

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página