Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 15h15

CPI dos Bingos pede cópia de contratos de 8 empresas de lixo

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A CPI dos Bingos aprovou nesta quinta-feira requerimento pedindo cópia dos contratos de oito empresas de recolhimento de lixo e de limpeza urbana que prestam ou que já prestaram serviço para as Prefeituras de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e Santo André. Com isso, os parlamentares querem investigar se houve pagamento de propina ou repasse irregular para políticos.

A comissão quebrou também os sigilos bancário, fiscal e telefônico de Juscelino Dourado, ex-chefe de gabinete do ministro Antônio Palocci (Fazenda), que já prestou depoimento na CPI.

Hoje, o chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, presta depoimento em sessão fechada.

Os parlamentares querem que Carvalho esclareça as denúncias feitas pelo médico João Francisco Daniel, irmão do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel.

À comissão, João Francisco disse que o chefe de gabinete revelou que recursos arrecadados por pessoas ligadas a Celso Daniel de empresas em Santo André eram entregues ao deputado José Dirceu (PT-SP) para o financiamento da campanha do presidente Lula. Carvalho nega as acusações.

Ele confirmou que conversou cinco vezes com irmão de Celso Daniel, mas negou que tenha revelado um suposto esquema de propina em Santo André. As conversas, de acordo com ele, foram somente sobre as investigações da polícia.

Carvalho também negou que tenha transportado dinheiro para Dirceu.

O chefe de gabinete disse que recebeu um dossiê apócrifo com denúncias de supostas irregularidades na Prefeitura de Santo André e que encaminhou o documento imediatamente para Celso Daniel.

Apesar de ter recebido o documento, ele disse que não sabia dos detalhes do suposto esquema de corrupção.

Diante disso, o líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), disse que vai propor uma acareação entre os dois.

Segundo Agripino, Carvalho tentou desqualificar das declarações de Francisco Daniel. "Ele disse que João Francisco não fala a verdade, deu a entender que o irmão de Celso Daniel não estava com uma atitude racional ao tratar dos fatos", disse.

Apesar das negativas, as declarações de Carvalho mereceram elogios de oposicionistas. "Foi das pessoas do governo que melhor depôs nesta CPI", comentou Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA). "É um depoimento bem preparado", comentou José Jorge (PFL-PE).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa da crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página