Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 21h40

Berzoini tenta conquistar votos no RS

Publicidade

LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

O deputado federal e secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, candidato à presidência nacional do partido pelo Campo Majoritário, esteve em campanha ontem no Rio Grande do Sul, onde não há candidatos vinculados à tendência na disputa pelo diretório estadual. Berzoini disse que o objetivo de sua visita era "sinalizar para aqueles que não nos apóiam que teremos uma gestão democrática".

Berzoini substituiu o ex-ministro da Educação e ex-prefeito de Porto Alegre Tarso Genro na candidatura pelo Campo Majoritário --Tarso é o atual presidente nacional e renunciou à candidatura por discordar da presença do deputado federal José Dirceu (PT-SP) na chapa da tendência.

Além desse desgaste do grupo nas bases gaúchas --que rejeitam os dirigentes do partido ligados ao Campo Majoritário--, o Estado é tido como reduto da esquerda petista. Dois dos adversários de Berzoini são gaúchos: a deputada federal Maria do Rosário e o deputado estadual Raul Pont.

Apesar de se dizer contra ''um ambiente de linchamento sumário", Berzoini afirmou também que o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) deveria pedir seu afastamento do cargo ''e se submeter à comissão de ética" da Câmara, por uma questão de ''bom senso".

O deputado defendeu, caso não seja possível um petista assumir a presidência da Câmara, que haja um acordo para o PT apoiar algum nome de outro partido. ''O ideal seria construir um nome com respeito do conjunto da Casa, que possa contribuir para recuperar sua imagem", disse ele.

A respeito do ex-tesoureiro Delúbio Soares, acusado de envolvimento em casos de corrupção, Berzoini disse cogitar a possibilidade de o partido processá-lo na Justiça depois de sua eventual condenação pelo comissão de ética interna.

A respeito da política econômica do governo, Berzoini fez elogios. ''Graças à política econômica, o Brasil reverteu a grave crise que apontava no final de 2002", afirmou ele.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página