Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2005 - 18h32

Advogado de candidato do PT entra com habeas corpus no STJ

Publicidade

da Folha Online

O integrante da chapa do PT "Movimento Popular", Afonso Magalhães, afirmou nesta sexta-feira que o advogado Aton Fon entrou com um pedido de habeas corpus no STJ (Supremo Tribunal de Justiça) para Luiz Gonzaga da Silva, o Gegê, que é candidato à presidência do PT neste domingo.

Gegê é um dos principais líderes dos principais líderes do movimento dos sem-teto da cidade de São Paulo e teve um pedido de prisão preventiva decretada neste ano. Ele havia sido denunciado pelo Ministério Público como suposto mentor de um assassinato ocorrido em agosto de 2002.

O candidato já negou anteriormente a participação no crime. O representante de sua chapa, Afonso Magalhães, afirma que houve "armação" contra um militante de um movimento social. Segundo ele, já houve um pedido de habeas corpus contra a privão preventiva no final de julho, mas que foi indeferido.

Por conta do pedido de prisão, Gegê não tem comparecido aos debates promovidos entre os 7 candidatos do PT. "É muito difícil [a situação do candidato[ até porque os demais candidatos nos boicotaram, porque não deixaram que outros representantes participassem no lugar dele", diz Magalhães.

Apesar das dificuldades do líder dos sem-teto, Magalhães afirma que os integrantes da chapa optaram por "manter a candidatura, porque não tínhamos como decidir pelo apoio a nenhum dos outros candidatos", afirma.

Gegê, na apresentação disponível no site do PT, coloca como "bandeiras" de sua candidatura o "não ao superávit primário" e o controle social sobre "projetos sociais, empresas públicas e empresas estratégicas" bem como a autonomia do partido frente ao governo e a "independência total do partido em relação aos empresários e os banqueiros".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página