Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 11h14

Bancada do PTB debate permanência na base aliada do governo

Publicidade

da Folha Online

A bancada do PTB deverá se reunir amanhã para debater se permanece na base aliada do governo depois da cassação de Roberto Jefferson. Segundo o líder do partido na Câmara, José Múcio Monteiro (PE), o partido deverá adotar uma posição de autonomia.

"Estamos em um processo de independência já há algum tempo", disse, acrescentando que a sigla faz hoje o papel de "amigo sincero". "Quando o projeto é ruim, dizemos que é ruim. Quando é bom, votamos a favor."

O ministro Walfrido Mares Guia (Turismo) deve se desligar do PTB.

Além de Jefferson, outro deputado petebista corre o risco de perder o mandato no processo de investigação do suposto esquema de "mensalão". Já há um processo por quebra de decoro parlamentar aberto no Conselho de Ética contra Romeu Queiroz (MG).

O líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS), prefere aguardar a decisão do PTB para avaliar como ficará a situação do governo no Câmara.

Ele reconhece, no entanto, que as negociações pontuais poderão prevalecer a partir de agora.

Fontana aponta um conjunto de projetos que precisam de um amplo diálogo dentro do Congresso. "Costumo dizer que nenhum deputado aprova uma proposta conforme imagina. Todo projeto é trabalhado, emendado, alterado."

Com Agência Câmara

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página