Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 21h07

Eleito presidente do PT-RS, Olívio defende reeleição de Lula

Publicidade

LÉO GERCHMANNM
da Agência Folha, em Porto Alegre

Já eleito oficialmente em primeiro turno presidente estadual do PT do Rio Grande do Sul, o ex-ministro Olívio Dutra (Cidades) colocou como meta de sua gestão retomar para o PT o governo gaúcho (ele próprio foi governador entre 1999 e 2002) e preparar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mesmo sendo um opositor do Campo Majoritário, da política de alianças e da política econômica adotada pelo governo federal, Olívio defende a reeleição de Lula, que o demitiu do Ministério das Cidades sob protesto dos movimentos sociais.

Os resultados finais das eleições petistas no Rio Grande do Sul serão divulgados apenas hoje, mas Olívio, com 85,3% dos votos apurados, já não podia ser alcançados pelos adversários para um eventual segundo turno. Em segundo lugar, estava Estilac Xavier (PT Amplo e Democrático), com 2.699 votos (12,8%). Depois, Luix da Costa (1,4%) e Laércio Barbosa (0,4%). Haviam sido apurados 21.018 votos (87% do total).

''Temos condições de retomar o Rio Grande e reeleger Lula, mas isso tem de ser tratado no momento adequado", disse ele, após a confirmação oficial de sua eleição pelo partido. O próprio Olívio desponta como candidato natural a governador do Estado. A única possibilidade de haver uma disputa interna é o atual presidente nacional do PT, Tarso Genro, querer entrar no páreo.

Olívio defendeu mudança na estrutura partidária para manter uma participação mais ativa das bases (sem especificar exatamente como), criticou a política de alianças do governo federal (definindo-as como fruto da atuação do Campo Majoritário) e reiterou que apóia o governo Lula, mas alertando que é preciso separar o que é de interesse do PT e o que é interesse do governo.

O presidente eleito do PT gaúcho preferiu não dizer em quem votou para a presidência nacional. "Não expresso minha preferência pessoal", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página