Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2005 - 21h41

Campo Majoritário vence no primeiro turno no PR

Publicidade

da Agência Folha, em Curitiba

O Campo Majoritário vai continuar comandando o PT do Paraná pelos próximos quatro anos. O atual presidente do partido, deputado estadual André Vargas, venceu a eleição de domingo pelo controle estadual da legenda, fazendo mais que 53% dos votos válidos.

O segundo colocado, deputado federal Florisvaldo Fier --o Dr. Rosinha--, da DS (Democracia Socialista), que fez 17% dos votos, disse que a vitória do CM ''foi virtual'' e que não reconhece o resultado.

O ex-ministro Ricardo Berzoini, também do Campo Majoritário, fez mais da metade dos votos do Paraná para o Diretório Nacional. Ainda por contabilizar a votação em cerca de 60 pequenos municípios, o Diretório Estadual do PT apontava 51% de votos para Berzoini.

Vargas --que tem base eleitoral em Londrina e integra a ala que detém cargos no governo Lula (caso do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo)-- disse que, com a vitória, vai retomar o projeto político ''de reeleger Lula presidente e fazer o governador do Paraná''. Ele citou o senador Flávio Arns, que não tem corrente definida, como o nome para o governo estadual.

Para o deputado federal Dr. Rosinha, a vitória da ala dominante ''foi uma fraude anunciada''. ''Fizeram o transporte e pagaram a contribuição de milhares de filiados'', acusou. Ele disse ter provas, mas que não vai registrar queixa na Comissão de Ética ou à direção do partido. ''Como o Campo Majoritário domina todas as instâncias do PT, não há para quem reclamar'', afirmou.

''O Dr. Rosinha não é bom perdedor'', reagiu Vargas, que fez quase o dobro de votos do adversário na base do concorrente, Curitiba.

Votaram no Paraná 14.653 militantes de cerca de 49 mil que estavam aptos. Os votos válidos somaram 13.728. Concorreram seis candidatos a presidente estadual. Em Curitiba, onde o CM rachou em três chapas, o candidato das esquerdas Adenival Gomes, que fez 30,5% dos votos, vai disputar o segundo turno com o vereador Pedro Paulo Costa, do Campo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página