Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2005 - 09h46

Lula diz que integração aumenta comércio entre países

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou nesta segunda-feira, durante o programa de rádio "Café com o Presidente", transmitido pela Radiobrás, a importância da integração dos países da América do Sul. Ele disse que, na prática, a população é beneficiada por essa integração, que representa maior comércio entre os países e se transforma em ciclo virtuoso.

"Cada vez que a gente exporta um pouco mais, somos obrigados a produzir mais, produzindo mais aqui vamos ter mais empregos, mais salário, vamos poder comprar mais no comércio, o comércio vai fazer mais pedidos para as fábricas, as fábricas vão contratar mais gente e vender mais", disse Lula.

O presidente afirmou que hoje o Brasil exporta para o mundo um total de R$ 111 bilhões e que as exportações para a América do Sul aumentaram 98,4% nos últimos 30 meses. Ele lembrou ainda que o Ministério do Trabalho anunciou que nos últimos 33 meses foram criados 3,38 milhões de empregos com carteira assinada.

"Estamos exportando produtos manufaturados --é telefone celular, é carro, autopeças-- numa demonstração de que isso significa criar mais riqueza para o Brasil, criar mais riqueza para os países da América do Sul, gerar mais empregos no Brasil e gerar mais empregos lá também", afirmou Lula.

O presidente destacou que é importante ter melhores aeroportos, portos e hidrovias que liguem os países da América do Sul para favorecer o comércio. "Isso significa desenvolvimento para todos os países."

Para Lula, o Brasil está caminhando no sentido de viabilizar a integração da região. Um exemplo é a construção da rodovia que liga o país ao Chile e dá saída para o Oceano Pacífico e também um gasoduto em parceria com a Argentina. "Isso gera empregos aqui, gera empregos lá, vai melhorar as exportações", afirmou.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página