Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2005 - 15h26

Fui submetido a um linchamento público, diz José Dirceu

Publicidade

da Folha Online

O deputado José Dirceu (PT-SP) disse nesta terça-feira que foi submetido a um "linchamento público" ao ser acusado de ser o chefe do esquema do "mensalão". "Fui submetido a uma linchamento público. De um dia para o outro virei um chefe de quadrilha." Dirceu começou a ser ouvido nesta tarde pelo Conselho de Ética que apura quebra de decoro parlamentar.

Lula Marques/Folha Imagem
José Dirceu fala ao Conselho de Ética da Câmara
José Dirceu fala ao Conselho de Ética da Câmara
Em sua apresentação, o deputado afirmou que o processo que vem enfrentando é político e que envolve as eleições de 2006. "Estou vivendo um processo político e estou cada vez mais convencido da minha inocência", declarou logo no início da sua explanação. Dirceu declarou ainda que o julgamento de deputados acusados de corrupção é muito mais político do que técnico. "É verdade que esta é uma Casa política e que o é julgamento político."

Dirceu foi acusado pelo deputado cassado Roberto Jefferson de ser chefe do esquema de compra de deputados. A mesada, de acordo com as denúncias de Jefferson, eram pagas para que parlamentares da base aliada votassem de acordo com os interesses do governo.

Na tentativa de desconstruir a tese da oposição, Dirceu disse que tem 40 anos de história política e que como parlamentar ou como ministro-chefe da Casa Civil nunca sofreu nenhum processo de improbidade administrativa. "Minhas contas foram aprovadas por louvor pelo TCU [Tribunal de Contas de União]."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Dirceu
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página