Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 17h28

Palocci pede à CPI que prepare projeto de privatização do IRB

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, pediu nesta sexta-feira à integrantes da CPI dos Correios que preparem um projeto de privatização do IRB (Instituto de Resseguros do Brasil).

Um estudo para a abertura de capital já está em estudo pelo presidente do instituto, Marcos Lisboa, por ordem do ministro. Porém, Palocci disse a um dos membros da comissão que precisa de força política para levar o assunto adiante.

Com o aval da CPI, Palocci teria base para enfrentar as resistências internas de integrantes do governo e de filiados do PT. De acordo com esse membro da comissão, o ministro teria dito que enfrenta problemas políticos no governo para avalizar propostas que defende.

O IRB é uma espécie de seguradora das companhias seguradoras. Quando uma seguradora assume um contrato superior à sua capacidade financeira, parte do risco é garantida pelo IRB. O Tesouro Nacional detém a maioria das ações do instituto e a idéia de privatizá-lo vem desde o governo Fernando Henrique Cardoso.

A CPI dos Correios começa a investigar o IRB assim que concluir as investigações sobre licitações fraudulentas na empresa estatal e desvendar o esquema de corrupção instalado na sede da ECT por partidos políticos.

O instituto entrou no rol de investigações depois da denúncia de que o ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, exigia uma mesada de R$ 400 mil do então presidente do IRB Lídio Duarte, apadrinhado político do partido.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o IRB
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página